A Seleção Brasileira venceu o Japão por 1 a 0 na manhã desta segunda-feira (06), no Estádio Nacional, em Tóquio, e chegou à quinta vitória seguida, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. O gol do Brasil foi marcado por Neymar, aos 32 minutos do segundo tempo.
Com o gol marcado sobre o Japão, Neymar chegou a 415 gols na carreira, em 674 jogos disputados. Desta forma, o camisa 10 da Seleção ultrapassou a marca total de Ronaldo Fenômeno, que balançou as redes 414 vezes em 616 partidas.
A partida marcou o 13º encontro entre Brasil e Japão na história. Agora, são 11 vitórias do Brasil e dois empates. Ambas as seleções participarão da Copa do Mundo do Catar, no final do ano.
O JOGO
A Canarinho começou com muita intensidade e movimentação do quarteto ofensivo. Logo aos dois minutos, Vini Jr balançou pela esquerda, serviu Neymar na área, o atacante passou de calcanhar e Paquetá fuzilou na trave direita japonesa. Aos oito, o goleiro Alisson apareceu bem e interveio em ataque dos donos da casa.
O Brasil manteve a pressão e na altura dos 10 minutos, Paquetá tabelou com Neymar, a bola sobrou na medida para Fred na entrada da área. Ele soltou um foguete, mas sobre a meta. No ataque seguinte, em mais uma jogada de Neymar, Raphinha foi servido, soltou a canhota e Gonda defendeu.
A equipe do Japão ameaçou principalmente em bolas alçadas, como aos 21, quando Haraguchi cabeceou para fora. No entanto, a Seleção Brasileira foi quem seguiu dominando as ações ofensivas. Aos 26, Neymar finalizou de longe e o arqueiro Gonda evitou o gol brasileiro. Já aos 38, Raphinha arriscou de canhota e o chute passou perto.
No fim da etapa inicial, Paquetá carregou pelo meio, fez o lançamento para Neymar na grande área, o camisa 10 canarinho ajeitou para o pé direito, buscou o cantinho do gol japonês, mas Gonda pegou mais uma, e apesar do domínio brasileiro, o placar seguiu zerado.
No segundo tempo, o Brasil continuou com o controle territorial da partida. Na altura dos sete minutos, Neymar recebeu o passe de Fred na área, chutou e a bola saiu desviada pela linha de fundo. Já aos 11, em jogada trabalhada de Neymar e Dani Alves, Raphinha foi servido e finalizou para fora.
Os japoneses chegaram aos 26, em finalização de Ito por cima da meta de Alisson. Até que aos 30, a Canarinho pressionou na área, Arana acertou a trave, e no lance Richarlison sofreu pênalti. Neymar foi para a cobrança, e com o estilo de sempre, colocou no fundo das redes, aos 32 minutos.
Com o marcador em vantagem, o Brasil controlou o ímpeto do jogo, ficando com a posse e o técnico Tite aproveitou para rodar a equipe. Bem postada, a Canarinho manteve o resultado e conquistou mais uma vitória e terminou esta Data FIFA com 100% de aproveitamento.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO 0 X 1 BRASIL
Local: Estádio Nacional, em Tóquio (Japão)
Data: 06 de junho de 2022 (segunda-feira)
Horário: 07h20 (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Ashley Beechan e Anton Shchetinin, ambos da Austrállia
VAR: Kurt Ams (Japão)
Cartão amarelo: Endo, Kamada (Japão); Raphinha, Neymar (Brasil)
Gols:
BRASIL: Neymar (32 minutos do segundo tempo)
JAPÃO: Gonda; Nagatomo (Yamane), Itakura, Yoshida, Nakayama; Endo, Haraguchi (Kamada), Tanaka (Shibasaki); Junya Ito (Doan), Minamino (Mitoma) e Furuhashi (Maeda)
Técnico: Hajime Moriyasu
BRASIL: Alisson; Daniel Alves (Thiago Silva), Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Casemiro (Fabinho), Fred (Richarlison), Raphinha (Gabriel Jesus) e Vinícius Jr (Gabriel Martinelli); Neymar e Lucas Paquetá (Bruno Guimarães)
Técnico: Tite