Bahia e Jacuipense entram em campo na tarde deste domingo (02/04), em partida válida pela segunda rodada da final do Campeonato Baiano. O duelo será realizado às 16h, na Arena Fonte Nova. Para o jogo, todos os ingressos foram vendidos.
Na partida de ida, no último domingo, um empate em 1 a 1 em Riachão do Jacuípe. A igualdade no placar no primeiro jogo faz com que, em caso de novo empate, o campeão seja definido através da disputa de pênaltis. Quem vencer, no entanto, poderá dar a volta olímpica com a sua torcida na Fonte Nova.
Em campo, algumas marcas estarão em jogo. Além do título, as duas equipes podem definir o artilheiro do Campeonato Baiano. Everaldo, do Bahia, e Welder e Jeam, do Jacuipense, estão embolados na disputa. Até então, o artilheiro do Campeonato Baiano é o atacante Cesinha, do Itabuna, que marcou seis gols na competição. Acontece que o jogador caiu com o seu time nas semifinais e vê Everaldo, Jeam e Welder bem próximos na disputa, já que cada um deles tem cinco gols.
Mas podem ser alcançadas marcas ainda mais significativas. Com 49 conquistas do Baiano, o Bahia pode se igualar ao ABC como os únicos clubes brasileiros a atingirem a marca dos 50 títulos estaduais – a equipe potiguar atualmente tem 57.
Do outro lado do gramado, o Jacuipense busca seu primeiro título ao chegar na segunda final consecutiva. No ano passado, a equipe perdeu a decisão para o Atlético de Alagoinhas. Caso consiga vencer o Bahia, o Jacuipense vai repetir um feito que só aconteceu uma vez até então. Desde 1931, quando o Bahia foi fundado, apenas em uma ocasião o título baiano ficou fora das mãos de Bahia e Vitória por três anos consecutivos.
Para a partida, o técnico Renato Paiva deve manter o esquema com três zagueiros. A principal dúvida é no setor do meio de campo, com Daniel podendo assumir a condição de titular, junto com Rezende, Acevedo e Cauly. O setor de ataque deve ter Biel e Everaldo, que balançou as redes na primeira partida da final.
Já o Jacuipense deve repetir o time neste domingo. Sem desfalques por suspensão ou lesão, o técnico Jonilson Veloso pretende repetir a formação e a postura do time no jogo de volta. Para ele, será fundamental a velocidade no contra-ataque.
"A postura será a mesma. Quem vem acompanhando o Jacuipense, consegue acompanhar um padrão. Uma equipe que cresceu no decorrer da competição e chegou na fase final muito forte. Fizemos um bom primeiro jogo e sabemos que só nos resta 90 minutos. Acredito que a postura seja a mesma. Sem a bola se defender bem e, com a bola, explorar os nossos atacantes de velocidade para ter êxito diante do Bahia na Aren Fonte Nova", comentou.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Jacuipense
Campeonato Baiano - Final - 2º jogo
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 02/04/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen
Quarto árbitro: Eziquiel Sousa Costa
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Bahia: Marcos Felipe; Marcos Victor, Kanu e Gabriel Xavier; Jacaré, Rezende, Acevedo, Cauly e Matheus Bahia (Chávez); Biel e Everaldo.
Técnico: Renato Paiva.
Jacuipense: Jean; Raphinha, Kanu, Weverton e Radar; Fábio Bahia, Vinícius Amaral e Eudair; Thiaguinho, Welder e Jeam.
Técnico: Jonilson Veloso.