O Athletico-PR bateu o Maringá por 3 a 0, na Arena da Baixada, pelo segundo jogo da final do Campeonato Paranaense. Com os gols de Pablo, Fernandinho e Mastriani, o Furacão garantiu pelo segundo ano seguido o título estadual. No duelo de ida, o time comandado por Cuca havia vencido por 1 a 0 e poderia até empatar o jogo para levantar a taça. Contudo, o resultado deixou o placar agregado da decisão em 4 a 0.
O Rubro-Negro levantou o troféu pela 28ª vez em toda a história do Estadual. Em 110 edições, o Coritiba é o maior campeão, com 39 títulos. O Athletico, portanto, vem em seguida no número de conquistas.
Como foi o jogo
No primeiro tempo, o Athletico teve o domínio da partida e criou as principais oportunidades. Logo aos 8 minutos, Canobbio fez boa jogada no ataque, e Esquivel apareceu no meio para bater da entrada da área. A bola foi no canto, na rede pelo lado de fora. Aos 22, então, Pablo mandou de cabeça por cima da trave após cruzamento de Leo Godoy.
O Maringá não conseguiu impor seu ritmo de jogo, pois o Athletico fechou os espaços. Além disso, abriu o placar aos 26 minutos. Pablo dominou a bola fora da área, tabelou com Christian e chutou da meia-lua. A bola desviou no caminho, Dheimison tentou, mas a bola acabou entrando: 1 a 0.
Depois do gol, o Dogão buscou mais o ataque e deu espaços na defesa. Dessa forma, o Athletico-PR aproveitou para ampliar o placar. Em contra-ataque, Christian recebeu de Pablo e foi derrubado pelo goleiro dentro da área. Na cobrança do pênalti, Fernandinho deslocou Dheimison e fez 2 a 0, aos 39 minutos.
No segundo tempo, o Furacão seguiu pressionando, criando chances e vendo o Maringá se arriscar mais no ataque. Aos 36 minutos, Bento protagonizou lance espetacular. Negueba mandou de cabeça na segunda trave, e o goleiro defendeu. Em seguida, ele bloqueou o chute de Zé Vitor e foi no limite da área para afastar a bola dos pés de Robertinho.
O terceiro gol do Athletico só saiu aos 48 minutos da etapa final. Thiago Heleno lançou Alex Santana ganhou de Mirandinha na corrida na área e tocou para Mastriani só empurrar para o gol: 3 a 0 para o campeão paranaense de 2024. Festa da torcida rubro-negra na Arena.
Próximos jogos
O Furacão volta a jogar na próxima terça, às 21h30 (de Brasília), diante do Rayo Zuliano, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. O Maringá, por sua vez, estreia na Série D do Campeonato Brasileiro no dia 28, diante do Santo André, às 18h (de Brasília).