O Brasil venceu a Letônia por 94 a 69, neste domingo (7), e se garantiu no torneio masculino de basquete dos Jogos Olimpicos de Paris. Com atuação defensiva monumental, a Seleção Brasileira dominou os donos da casa e ficou com o título do Pré-Olímpico disputado em Riga.
O triunfo histórico colocou o basquete brasileiro novamente nas Olimpíadas, após a ausência em Tóquio. A classificação na Letônia se deu depois da decepção no Mundial, quando perdeu a vaga de forma dramática na última rodada.
Agora a Seleção Brasileira se prepara para integrar o Grupo B do torneio olímpico, ao lado de França, Alemanha e Japão. A estreia será em 27 de julho, às 12h15 (horário de Brasília), contra os donos da casa.
Início avassalador
O Brasil fez diante da Letônia um dos melhores primeiros quartos dos últimos tempos no basquete FIBA. Muito físico e inteligente na marcação, limitou os donos da casa a apenas 11 pontos. Ao mesmo tempo, praticamente tudo que os brasileiros chutavam caía. Inclusive, na última bola do quarto, Bruno Caboclo acertou de trás do meio da quadra e deu à Seleção 23 de vantagem.
Mesmo com a derrota no segundo quarto por sete pontos, a vantagem se manteve confortável. Os destaques ofensivos foram Bruno Caboclo e Léo Meindl, ambos com 13 pontos até a metade da partida.
Final ainda melhor
Sem baixar a intensidade defensiva, o Brasil seguiu sufocando os letões e passou a jogar com o desespero dos anfitriões, que ficaram mais desesperados com o passar do tempo. Se o primeiro quarto terminou com 23 de vantagem, o terceiro fechou com 27.
A última parcial foi apenas de controle dos brasileiros, sem deixar que a partida entrasse em clima de virada. Bruno Caboclo terminou como o principal destaque individual, com 21 pontos, 4 rebotes e 1 assistência.
Mín. 20° Máx. 28°