A Inglaterra venceu a Holanda por 2 a 1 nesta quarta-feira (10) e está na final da Eurocopa. O duelo de semifinal em Dortmund foi muito disputado e com chances para as duas seleções. No fim, os ingleses prevaleceram com gol nos acréscimos do segundo tempo, marcado por Ollie Watkins.
Our #ThreeLions. Our #EURO2024 finalists! 🦠pic.twitter.com/xFXHQi3Pcu
— England (@England) July 10, 2024
Depois do vice-campeonato em 2021, a Inglaterra tem a chance novamente de conquistar a Euro pela primeira vez. Essa será a segunda final dos ingleses na história do torneio. O adversário será a Espanha, no segundo duelo de mata-mata entre eles em Eurocopas. O outro foi nas quartas de final de 1996. A decisão será no domingo, às 16h (horário de Brasília), em Berlim.
A Holanda encerra sua participação na Eurocopa com uma duríssima derrota nos minutos finais do tempo normal. A esperança dos holandeses de repetir o título de 1988 em solo alemão também cai por terra. Essa foi a quinta queda da Laranja Mecânica em semifinais na história da competição. A seleção de Ronald Koeman agora se prepara para a disputa da Liga das Nações, em setembro.
Herói improvável
Depois de um primeiro tempo de altíssimo nível, os dois times sentiram o peso do cansaço nas pernas e baixaram muito a intensidade na etapa final. Dentro de um ritmo mais cadenciado, os holandeses foram melhores. As primeiras chances criadas foram todas do lado laranja. Jordan Pickford apareceu bem para frustrar finalizações de Virgil Van Dijk e Xavi Simons.
Buscando uma reação ao jogo holandês, Gareth Southgate tomou uma decisão muito corajosa e tirou Harry Kane. No lugar do artilheiro entrou Ollie Watkins. Essa e outras mexidas fizeram os ingleses cresceram na reta final da partida. Bukayo Saka teve um gol anulado e Cole Palmer chutou com perigo.
Porém, o grande lance dos ingleses no torneio veio depois dentro dos apenas 2 minutos de acréscimo dado pelo árbitro. Cole Palmer encontrou Ollie Watkins na área, que dominou e bateu cruzado para vencer Bart Verbruggen e classificar a Inglaterra para mais uma final.
1ª etapa espetacular
Assim como na primeira semifinal, os 45 minutos iniciais entregaram tudo em Inglaterra e Holanda. As emoções começaram aos 8 com um golaço de Xavi Simons. Mas, poucos minutos depois, os ingleses empataram em cobrança de pênalti. Harry Kane sofreu e converteu a penalidade para colocar o empate no placar.
A partir do 1 a 1, o duelo foi dominado pelo lado inglês até o intervalo. Phil Foden obrigou Denzel Dumfries a tirar bola em cima da linha e acertou a trave. A Holanda também chegou com perigo, em cabeceio também de Dumfries que explodiu no poste.