A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a Fundação Gol de Letra realiza um evento na capital francesa para debater políticas públicas que promovam a prática esportiva e de atividades físicas, além de suas contribuições para o desenvolvimento humano e social, uma vez que impactam positivamente diversas áreas, como educação e saúde.
Com o apoio da Atletas pelo Brasil e do Instituto Península, o seminário está marcado para o dia 18 de julho, a partir das 9h30, na Universidade Sorbonne, cuja história está intimamente ligada ao esporte e, principalmente, ao Movimento Olímpico. Foi na instituição que o Barão Pierre de Coubertin organizou um congresso em 1894 e anunciou a criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, cuja primeira edição seria realizada dois anos mais tarde, em Atenas (Grécia).
“Sabemos e vemos cotidianamente na nossa organização os benefícios e as potencialidades que o esporte, aliado à educação e cultura, promove para crianças, além do empoderamento de jovens e mulheres. Debater políticas que garantam de forma contínua esses benefícios para a sociedade, por meio do esporte, é um dos grandes objetivos deste evento”, diz Raí Oliveira, fundador da Gol de Letra e tetracampeão mundial de futebol em 1994.
De acordo com Ana Moser, Presidente-executiva da Atletas pelo Brasil, “será uma oportunidade incrível para aprendermos sobre diferentes sistemas e políticas públicas de esporte, mas que trazem a semelhança de um olhar para toda a sociedade, incluindo a todos na prática esportiva. Debater com autoridades e especialistas os modelos de políticas de países como Austrália, Canadá e França mostrará caminhos que o Brasil pode seguir na promoção de um esporte para todas e todos.”
O evento contará com a presença de Raí, fundador da Gol de Letra; Ana Moser, Presidente-executiva da Atletas pelo Brasil; Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da França; e representantes de governos internacionais, além de diversos especialistas em políticas públicas.
Confira abaixo a programação completa do evento, disponível também em anexo (inglês e francês):
==
Diálogo sobre Políticas de Esporte e Atividade Física para Todos
Data: 18 de julho de 2024
Horário: 9h30 (horário local)
Local: 14 Rue Cujas - 75005 | Universidade Sorbonne | Paris, France
Link de inscrição: https://my.weezevent.com/rencontres-insertion-par-le-sport
==
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
9h30: Credenciamento
10h00: Mesa de abertura
. Amélie Oudéa-Castéra: Ministra dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da França
. Raí Oliveira: Fundador da Atletas pelo Brasil e da Fundação Gol de Letra; tetracampeão mundial de futebol
. Ana Moser: Fundadora da Atletas pelo Brasil e do Instituto Esporte e Educação; medalhista de bronze no vôlei nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996
. Romain Lachens: Diretor de Engajamento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024
10h30: Elaboração de políticas públicas esportivas: perspectivas internacionais
. Samuel Ducroquet: Embaixador do Esporte no Ministério de Relações Exteriores da França
. Karen Jones: Diretora-geral do Escritório do Esporte de New South Wales (Austrália)
. Richard Way: Diretor-geral da Sport For Life Society (Canadá)
. Gilbert Azoulay (mediador): Diretor-geral associado do News Tank Higher Ed and Research
12h: Almoço
14h00: Agenda Sistêmica do Esporte brasileira: perspectivas de colaboração por políticas esportivas inclusivas
. Ana Moser
. Phillippe Orliange: Diretor-executivo responsável pela geografia da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
. Daniela Kimi: Diretora de Esportes e Pesquisa do Instituto Península
. David Aiello (mediador): jornalista e cronista
15h30: Coffee break
15h50: Monitoramento e impacto das políticas: roteiro de avaliação das políticas esportivas
. Philipp Müller-Wirth: Diretor do departamento de Esportes da UNESCO
. Noémie Lequet: Consultora de avaliação de políticas públicas no Quadrant Conseil
. François Le Yondre: Pesquisador e professor de sociologia do esporte na Universidade Rennes 2.
. Shushu Chen: Professora de política e gestão esportiva na Universidade de Birmingham (Grã-Bretanha)
17h20: Encerramento
==
Sobre a Fundação Gol de Letra
Criada em 10 de dezembro de 1998, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que tenham mais oportunidades e perspectivas de vida.
Sobre a Atletas pelo Brasil
A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, luta por avanços sociais no país.
Sobre o Instituto Península
O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e Esporte desde 2011. Por meio de estudos e pesquisas, se dedica a conhecer e reunir evidências sobre diferentes contextos educacionais e de práticas esportivas em todo o país. Desta forma, o Instituto Península atua de maneira sistêmica, contribuindo com o avanço de políticas públicas educacionais e esportivas na busca por Educação de qualidade e oferta de Esporte para todos