18°C 27°C
Água Fria, BA
Publicidade

Oscar Piastri vence primeira na F1 em GP da Hungria marcado por polêmica

Oscar Piastri venceu pela primeira vez na Fórmula 1

Redação EF
Por: Redação EF
21/07/2024 às 14h36
Divulgação / Formula 1

Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio da Hungria após um drama interno da equipe, com seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, respondendo tardiamente a uma ordem para devolver a liderança ao australiano que havia perdido devido à estratégia de pit stop da equipe.

Continua após a publicidade

Depois que a dupla foi três a três com Max Verstappen da Red Bull na largada, Piastri emergiu como líder na Curva 1 e de lá liderou boa parte do Grand Prix. No entanto, quando Norris foi para os boxes primeiro durante a segunda rodada de paradas – aparentemente para cobrir Lewis Hamilton atrás – o britânico foi quem emergiu na frente.

Isso levou a equipe a fazer várias ligações para Norris para devolver a posição ao seu companheiro piloto da McLaren, uma ordem que ele pareceu relutante em seguir por muitas voltas. No entanto, na volta 68 de 70, Norris diminuiu a velocidade e permitiu que Piastri passasse.

Continua após a publicidade

O jovem de 23 anos seguiu para vencer, dois segundos à frente de Norris. Lewis Hamilton, enquanto isso, conquistou a posição final do pódio em terceiro para a Mercedes, tendo enfrentado seu próprio drama após contato com Max Verstappen durante uma batalha no final da corrida.

Charles Leclerc foi o quarto pela Ferrari, enquanto Verstappen caiu para o quinto e também será investigado pelos comissários por seu incidente com Hamilton. Carlos Sainz, da Ferrari, seguiu em sexto, à frente da Red Bull de Sergio Perez, que ganhou terreno de sua posição inicial P16.

George Russell também somou pontos após largar em 17º, tendo cruzado a linha em 8º, enquanto Yuki Tsunoda, da RB, e Lance Stroll, da Aston Martin, completaram o top 10.

Fernando Alonso ficou em 11º lugar pela Aston Martin, à frente de Daniel Ricciardo, que teve um dia um tanto decepcionante na RB após largar em 9º no grid.

Continua após a publicidade

Nico Hulkenberg ficou em 13º lugar com a Haas, enquanto Alex Albon seguiu pela Williams em 14º e Kevin Magnussen colocou sua Haas em 15º lugar.

A busca da Kick Sauber por pontos continua, com Valtteri Bottas terminando o dia em 16º, com Logan Sargeant, da Williams, atrás, em 17º.

O difícil fim de semana da Alpine também continuou, com Esteban Ocon ficando em 18º, enquanto Zhou Guanyu, da Kick Sauber, foi o último corredor classificado, em 19º.

Pierre Gasly se tornou o único aposentado após sofrer um suposto vazamento hidráulico no Alpine.

COMO ACONTECEU

Após uma sessão de qualificação movimentada no sábado – na qual Norris conquistou a pole em uma dobradinha da McLaren em meio a condições climáticas variadas e duas bandeiras vermelhas – o foco do paddock se voltou para o Grande Prêmio da Hungria de 70 voltas no domingo.

Uma alteração no grid foi confirmada antes do evento, com Gasly definido para começar do pit lane depois que a Alpine optou por fazer mudanças na configuração e na unidade de potência antes da corrida. Isso ocorreu após uma qualificação difícil para a equipe, onde Ocon e Gasly terminaram em 19º e 20º, respectivamente.

Houve alguma preocupação em torno do carro de Norris enquanto os preparativos estavam em andamento no grid antes do apagamento das luzes, depois que o britânico relatou: "Algo definitivamente não está certo com o acelerador - não é como deveria ser". O pole-sitter só pôde observar enquanto os mecânicos começavam a trabalhar para resolver o problema.

Felizmente, os problemas pareciam ter sido corrigidos a tempo e, logo depois, as mantas de pneus foram retiradas depois que todo o grid se reuniu. Foi revelado que a maioria do pelotão tinha aparafusado o composto médio para a esperada corrida de duas paradas, com as exceções sendo Perez, Russell e Gasly no duro e Albon, Magnussen e os Aston Martins no macio.

Norris fez uma largada forte, mas Piastri e Verstappen também fizeram, resultando no trio indo três lado a lado na Curva 1. Piastri finalmente venceu para assumir a liderança, enquanto Verstappen foi para fora do lado de fora antes de retornar à pista à frente de Norris. Este último então perdeu para Hamilton, mas recuperou a posição na próxima sequência de curvas.

Verstappen logo foi notado por deixar a pista e ganhar vantagem, com Norris infeliz pelo rádio sobre o incidente. Hamilton, enquanto isso, permaneceu em quarto, enquanto Leclerc havia dado um salto sobre seu companheiro de equipe na Ferrari, Sainz, para o quinto lugar.

Conforme a volta 4 se aproximava — e Piastri já havia construído uma diferença de mais de dois segundos — Verstappen foi aconselhado pelo engenheiro de corrida Gianpiero Lambiase a devolver a posição a Norris, dada a potencial ameaça de uma penalidade. O holandês obedeceu, mas expressou seu aborrecimento, comentando: "Ok, você pode simplesmente tirar as pessoas da pista então."

Isso pareceu despertar mais determinação em Verstappen enquanto ele perseguia Norris para revidar. Em outro lugar, a dupla da Aston Martin, Alonso e Stroll, em sétimo e oitavo, havia construído uma fila considerável de carros atrás deles, aparentemente levando Albon e Magnussen a tentar o undercut parando na volta 7.

Mais carros do meio do grid também começaram a fazer seus primeiros pit stops, permitindo que nomes como Perez e Russell — que começaram em 16º e 17º, respectivamente — recuperassem posições, com Russell logo atrás de Bottas pelo nono lugar.

Enquanto isso, na frente, Piastri continuou a aumentar sua liderança para três segundos na volta 11. O australiano relatou que estava se sentindo confortável com seus pneus, tendo sido avisado para tentar salvá-los já na volta 2. Atrás dele, Norris tinha uma diferença de mais de dois segundos para Verstappen em terceiro.

“Lando, acreditamos que nossa corrida é com Verstappen”, Norris foi informado por seu engenheiro na volta 14, uma mensagem que talvez não tenha sido música para os ouvidos do britânico. Outro piloto que não pareceu muito feliz foi Alonso, que foi informado sobre as opções de pit stop do companheiro de equipe Stroll antes de responder que ele “não se importa”.

Hamilton se tornou o primeiro dos favoritos a ir para os boxes na volta 17, o piloto da Mercedes emergindo com um conjunto de pneus duros em P7 enquanto ele procurava fazer o undercut em Verstappen na batalha pelo terceiro lugar. Norris, enquanto isso, foi encorajado a aplicar “ritmo de 100%” antes de mergulhar nos boxes.

Isso fez com que o homem da McLaren voltasse para a P5 no composto duro, enquanto Piastri seguiu uma volta depois para a borracha dura e voltou à frente de seu companheiro de equipe na P4. Quanto a Verstappen — que ainda não havia parado nos boxes, o que o colocou na liderança — o piloto da Red Bull relatou que estava com dificuldades para virar o carro.

Também ainda sem fazer pit stop estavam a dupla da Ferrari, Leclerc e Sainz, correndo em segundo e terceiro. Mais atrás, ir longe não parecia estar compensando para Russell e Perez, que estavam ganhando pouco terreno em oitavo e nono lugares na volta 20.

Uma onda de ação aconteceu no pit lane na volta 22, quando Verstappen fez uma parada suave, deixando a Red Bull em quinto com o pneu duro, enquanto Sainz disparou com o mesmo composto, mas retornou à pista em nono, ficando atrás de Perez.

Tudo isso deu a liderança a Leclerc, que ainda não tinha parado. "Continue assim, essa é uma pilotagem muito boa", o monegasco foi informado pelo rádio - antes de fazer sua visita aos boxes na volta 24 e, crucialmente, voltar à pista na P5 à frente de Tsunoda, com o RB ainda não tendo parado nos boxes.

Sainz, enquanto isso, conseguiu ultrapassar Perez para P8, enquanto Hamilton – que havia tomado o terceiro lugar de Verstappen graças ao undercut – estava mostrando um bom ritmo. Mas Verstappen também estava, tendo conseguido outra volta mais rápida na volta 26, sugerindo uma batalha interessante por aquela posição final no pódio.

Alonso parecia veloz enquanto tentava encontrar uma maneira de passar Hulkenberg para o 11º, com o Aston Martin chegando incrivelmente perto antes de ter que recuar. No entanto, um bloqueio do Haas permitiu que Alonso passasse, o que também colocou Stroll na luta com Hulkenberg. O próximo alvo de Alonso era Gasly, enquanto Stroll logo arrebatou a P12 atrás.

Na volta 29, Perez fez seu primeiro pit stop para os pneus médios, ficando em P15 atrás do Kick Sauber de Bottas. Em outro lugar, Ricciardo – que havia começado a corrida em P9 – fez uma segunda visita aos boxes e emergiu na parte de trás do grid, tendo perdido durante a rodada anterior de paradas.

Os pneus novos de Perez estavam ajudando o mexicano a ganhar terreno, tendo ultrapassado vários carros nas voltas após sua parada e subido para 11º na volta 33. À frente, Piastri teve uma ligeira saída, mas permaneceu na liderança, enquanto Hamilton tinha Verstappen respirando em seu pescoço na briga pelo terceiro lugar.

Hamilton travou ao tentar se defender do campeão mundial na Curva 1, deixando Verstappen passar, mas o piloto da Red Bull freou mais rápido na saída, o que ajudou a Mercedes a retomar a P3.

Enquanto isso, Norris havia fechado a lacuna para Piastri para cerca de 1,5 segundos – o líder estava com dificuldades com seus pneus? Mais atrás, o carro de Gasly foi retirado da corrida devido a uma suspeita de vazamento hidráulico, marcando uma corrida decepcionante depois que ele não conseguiu largar na última vez em Silverstone.

Na 38ª volta e mais da metade da corrida, Verstappen não desistia de sua perseguição a Hamilton, enquanto este lutava contra seus pneus envelhecidos — o que também parecia estar colocando Leclerc na briga, com a Ferrari ficando a menos de um segundo atrás de Verstappen.

Com Norris ainda cerca de 1,5s atrás de Piastri, o piloto britânico foi informado pelo rádio: "Ok para correr com o carro papaya, mas apenas até meados dos quarenta". Hamilton também recebeu comunicação de rádio, instruindo-o a ir para os boxes, mas a Mercedes não respondeu ao chamado.

Na volta 41, o heptacampeão mundial fez seu pit stop junto com Leclerc, deixando-os em quinto com pneus duros e sexto com os médios, respectivamente. Verstappen expressou sua infelicidade por ter sido prejudicado, afirmando em termos explícitos que isso havia arruinado sua corrida.

Norris se tornou o primeiro dos quatro primeiros a ir para os boxes na volta 46, com a McLaren ressurgindo com pneus médios raspados em quarto lugar. Piastri então foi informado de que "nós administraremos a situação", sugerindo que o esquadrão havia trazido seu companheiro de equipe primeiro para cobrir o risco de Hamilton atrás.

Duas voltas depois, Piastri fez o pit stop para os pneus médios – em uma parada mais lenta do que Norris – e retornou à pista atrás de seu companheiro piloto da McLaren em P3. Como tal, Norris foi então informado: “Gostaríamos de restabelecer a ordem quando for conveniente para você”.

Verstappen, enquanto isso, fez seu pit stop da liderança temporária e retornou em quinto, atrás de Hamilton em terceiro e Leclerc em quarto. Sainz seguiu em sexto, enquanto Russell e Perez estavam finalmente ganhando com ar limpo em sétimo e oitavo.

Com 20 voltas restantes, uma mensagem de rádio para Piastri explicou que eles trocariam de posição "quando chegassem a Lando" - mas acrescentou que estavam ansiosos para evitar que Norris perdesse muito tempo de corrida, com a diferença entre eles sendo de três segundos.

Verstappen estava voando em quinto, provocando uma mensagem sarcástica de Lambiase sobre sua gestão de pneus antes que o holandês emitisse uma resposta ofensiva. Na frente, Norris foi encorajado a economizar seus pneus enquanto Piastri aparentemente lutava para diminuir a diferença atrás.

Na volta 57, Verstappen utilizou o DRS na curva 1 para ultrapassar Leclerc, com Hamilton como o próximo alvo a mais dois segundos da estrada. Quanto à McLaren, o resultado da situação permaneceu incerto, com Norris sendo informado, "Eu sei que você fará a coisa certa" - mas a diferença agora era de quatro segundos.

Com menos de 10 voltas para o fim, parecia cada vez mais improvável que Norris entregasse a liderança para seu companheiro de equipe. “Lembre-se, em todas as reuniões de domingo de manhã que temos”, foi dito a ele, ao que ele respondeu: “Diga a ele para alcançá-lo, por favor.”

Atrás deles, Verstappen alcançou Hamilton e travou outro duelo acirrado com seu antigo rival pelo título. O holandês ficou descontente com os movimentos defensivos de Hamilton, mas tentou novamente na Curva 1 – antes de travar e fazer contato com a Mercedes, resultando no Red Bull quicando no ar e saindo da pista.

Isso o fez cair para o quinto lugar e também resultou em uma investigação dos comissários. Mas na frente, o drama parecia ter acabado, pois, na volta 68, Norris diminuiu a velocidade o suficiente para permitir que Piastri passasse.

E embora parecesse que o britânico poderia continuar a lutar pela liderança, foi o australiano quem finalmente cruzou a linha para estrear na vitória de um Grande Prêmio na Fórmula 1, mais de dois segundos à frente no final.

Hamilton conquistou uma merecida posição no pódio final, em terceiro, com Leclerc ficando em quarto pela Ferrari, enquanto Verstappen terminou a corrida em quinto, aguardando uma investigação dos comissários sobre o incidente com Hamilton.

Sainz foi o sexto, à frente de Perez e Russell em sétimo e oitavo, respectivamente, tendo ambos conseguido ganhar terreno a partir de suas baixas posições no grid. Tsunoda levou dois pontos para RB em nono, à frente de Stroll no Aston Martin completando o top-10.

Alonso terminou alguns segundos atrás de seu companheiro de equipe em 11º, de Ricciardo em 12º, de Hulkenberg em 13º e de Albon e Magnussen em 14º e 15º, respectivamente.

Bottas e Kick Sauber novamente perderam pontos na P16, assim como a Williams de Sargeant, Ocon da Alpine e a outra Kick Sauber de Zhou que completaram a ordem.

Gasly foi o único a abandonar o evento, tendo registrado um abandono devido a uma suspeita de vazamento hidráulico no Alpine.

Citação chave

"[É] muito, muito especial", disse Piastri. "Este é realmente o dia que eu sonhava quando criança, de pé no degrau mais alto de um pódio de F1. Obviamente um pouco complicado no final, mas me coloquei na posição certa no começo, e obrigado à equipe por um esforço incrível e um carro incrível. É muito divertido correr pela McLaren, então não posso agradecer o suficiente por me darem a oportunidade de estar na F1, e ser capaz de vencer juntos 18 meses depois é uma sensação incrível."

Qual é o próximo

A próxima parada no calendário de F1 de 2024 será o Grande Prêmio da Bélgica, com o paddock indo direto para Spa-Francorchamps para a segunda rodada desta rodada dupla de 26 a 28 de julho. Vá para o RACE HUB para descobrir como você pode acompanhar a ação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Água Fria, BA
22°
Tempo nublado
Mín. 18° Máx. 27°
22° Sensação
4.46 km/h Vento
77% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h56 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Domingo
27° 17°
Segunda
24° 17°
Terça
26° 16°
Quarta
25° 18°
Quinta
27° 18°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,59 +0,24%
Euro
R$ 6,49 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 699,884,29 +0,12%
Ibovespa
133,381,58 pts -1.61%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias