O Maringá venceu de virada a Portuguesa-RJ por 3 a 1 na noite deste domingo (18/08/24), no Willie Davids, em Maringá, partida de volta das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Maringá fechou o confronto agregado com o placar favorável de 6 a 2. Isso porque, no duelo de ida, no Rio de Janeiro, o Dogão também tinha vencido por 3 a 1. Desta maneira, o time paranaense garantiu a melhor campanha entre os classificados e vai encarar a Inter de Limeira nas quartas de final.
Os jogos serão confirmados pela CBF para os dois próximos finais de semana. Quem se classificar à semifinal assegura, ainda, a vaga na Série C 2025.
O JOGO
Precisando ganhar depois da derrota por 3 a 1 no Rio, a Lusa começou em cima do Maringá e buscando o gol. Logo aos quatro, Toscano por um segundo, não alcança após boa jogada. Seis minutos depois, a Portuguesa fez 1 a 0 com o artilheiro Hernane Brocador, que aproveitou um cruzamento perfeito de Guilherme Santos, reduzindo a vantagem paranaense, 3 a 2.
O gol animou ainda mais o time rubroverde carioca, que seguiu tomando a iniciativa. Mas o Maringá também buscava o ataque e depois de um cruzamento, por pouco, Negueba não empata aos 15. Dois minutos depois, Wilian assustou o goleiro Dheimisson em falta.
A Portuguesa ficou com dez jogadores, aos 24 minutos depois que o árbitro, após consultar o VAR, expulsou João Paulo em falta sobre Max Miller. Logo em seguida, Diego Guerra também reclamou e tomou cartão vermelho, deixando a Lusa com nove. O jogo ficou parado quase dez minutos e as expulsões geraram críticas do time luso carioca.
O Dogão paranaense passou a pressionar mais intensamente a Lusa depois disso e a criar várias oportunidades depois dos 30 minutos com Negueba, Robertinho e Rodrigo, e ainda Negueba, novamente aos 36. Para tentar recompor a defesa, o treinador da Portuguesa Caio Couto precisou tirar o artilheiro Hernane Brocador e colocar Caio para recompor a defesa, jogando com dois a menos.
E no finalzinho do primeiro tempo, o Maringá virou a partida. Júlio Rodrigues, aos 46, em jogada com Léo Ceará, deixou tudo igual no Willie Davids, 1 a 1. E no minuto seguinte, quase Maranhão faz o segundo do time paranaense. Porém, aos 50, Lucas Black aproveitou um bom lance no lado direito e fez 2 a 1 para o Maringá. E a Lusa, mesmo com nove, ainda tentou aos 54 numa testada de Michel. E o placar ficou nisso, no fim do primeiro tempo.
O Dogão começou com tudo o segundo tempo e aos quatro fez 3 a 1 com Iago Santana, em boa jogada de Léo Ceará. A Portuguesa não se deu por vencida e logo depois Guilherme Santos assustou o goleiro paranaense em cobrança de falta. O jogo era intenso e aos sete quase Maranhão fez o quarto gol.
Aos dez, a Portuguesa chegou com perigo outra vez com Wandinho, e dois minutos depois Iago Santana desperdiçou mais uma chance para o Maringá. O cenário não mudou no Willie Davids com domínio do Dogão, que seguiu perdendo chances com Iago, Rodrigo pouco antes dos 20, com Negueba e Léo Ceará aos 27 e 30 minutos. Nos minutos finais, Negueba e Robertinho ainda tiveram oportunidades para ampliar. Depois, o time paranaense administrou a vantagem – 6 a 2 no agregado, garantindo vaga para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
Mín. 20° Máx. 28°