O jovem prodígio italiano Andrea Kimi Antonelli, que acaba de completar 18 anos, é o escolhido pela equipe Mercedes para substituir Lewis Hamilton, anunciou neste sábado (31) a equipe alemã durante o Grande Prêmio da Itália.
Antonelli se juntará ao britânico George Russell a partir da próxima temporada.
“Nossa dupla de pilotos em 2025 combinará experiência, talento, juventude e velocidade”, destacou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, no comunicado da equipe.
Antonelli se mostrou um fenômeno nas categorias de base europeias. Em 2022 ele venceu os campeonatos italiano e alemão de Fórmula 4 e em 2023 venceu os campeonatos de Fórmula Regional do Oriente Médio e da Europa. Neste mesmo ano, pulou a Fórmula 3 para entrar diretamente no Campeonato Mundial de Fórmula 2, evento raríssimo.
Depois de um início de temporada difícil, no início de julho conseguiu a sua primeira vitória na corrida sprint em Silverstone, antes de vencer a corrida principal em Budapeste duas semanas depois.
Natural de Bolonha, Antonelli ocupa atualmente a 7ª colocação do Mundial de Fórmula 2 faltando quatro rodadas para o fim do campeonato.
“Chegar à Fórmula 1 é um sonho que me motiva desde criança. Ainda tenho muitas coisas para aprender, mas me sinto preparado para aproveitar esta oportunidade”, declarou o italiano, que ingressou no programa de formação de jovens pilotos da Mercedes. em 2019, quando tinha apenas 12 anos.
O anúncio ocorre um dia após a infeliz estreia de Antonelli na F1. Na sexta-feira (30) ele participou do primeiro treino livre em Monza ao volante do carro de Russell e bateu em alta velocidade em uma parede de pneus após perder o controle de seu carro.
Mín. 19° Máx. 38°