O Botafogo venceu o Fortaleza por 2 a 0 neste sábado (31), pela 25ª rodada do Brasileirão, no estádio Nilton Santos. O duelo entre líder e vice-líder do campeonato entregou a emoção esperada e uma verdadeira batalha tática. Os gols que inverteram a ordem na ponta da tabela foram marcados por Igor Jesus.
Em fase iluminada, o Botafogo retomou a ponta com os 3 pontos conquistados e chegou aos 50 no total, 2 a mais que o Fortaleza. De quebra, o Glorioso ainda colocou fim a grande invencibilidade do seu rival. O Leão do Pici não perdia há 12 jogos. O time de Artur Jorge agora terá duas semanas de folga em razão da Data FIFA e voltará a atuar diante do Corinthians, no Nilton Santos, no dia 14 de setembro.
A derrota não deve desanimar o Fortaleza na briga pelo título, já que o time cearense possui um jogo a menos disputado em relação ao líder. Esse duelo será disputado antes da próxima rodada e, em caso de vitória, dará a ponta de novo ao Laion. O confronto contra o Internacional será no dia 11 de setembro, no Beira-Rio.
Imposição alvinegra
Se no primeiro tempo não houve necessariamente uma imposição e sim uma disputa de propostas, a segunda etapa apresentou um domínio claro do Botafogo. Muito forte fisicamentem, o time da casa empurrou o Laion para o seu campo e não sossegou até marcar.
A principal válvula do ataque era Luiz Henrique, que assustou João Ricardo em dois momentos com seus cortes para dentro e chutes de esquerda. Em seguida, Igor Jesus apareceu para estufar a rede, mas o gol terminou anulado por impedimento de Marçal.
O camisa 99 do Botafogo, que não vivia uma grande noite, não desistiu. Após lindo lançamento de Alexander Barboza, o atacante deixou a bola morrer no peito e acertou uma bomba para fazer 1 a 0. A desvantagem fez o Fortaleza se lançar, mas deixou espaço e isso foi letal. Igor Jesus foi lançado em velocidade e matou o duelo nos acréscimos.
Duelo de estilos
A primeira etapa no Nilton Santos deixou bem evidente a diferença de estratégia das duas equipes. O Botafogo apostava na posse de bola e um volume quase sufocante, o Fortaleza se baseava nos contra-ataques e na eficiência de seus jogadores.
O Botafogo esteve mais perto do gol e a sua melhor chance foi com Igor Jesus, que desperdiçou cabeceio de frente para o gol. O Fortaleza assustou em algumas subidas com Moisés e Breno Lopes, mas falhou no passe final.
Mín. 16° Máx. 32°