O Bahia perdeu para o Red Bull Bragantino por 2 a 1 na noite deste domingo (01/09/24), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), em confronto válido pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2024. Os gols foram marcados por Douglas Mendes e Gustavinho na segunda etapa. Luciano Juba marcou para o Tricolor.
Com o resultado, o Bahia cai para a sétima colocação e vai dormir fora do G6, com 39 pontos conquistados na tabela, e perde a chance de encostar nos quatro primeiros que habitam o G-4. Já o RB Bragantino sobe para a 11ª posição com 30 pontos.
Os dois times só voltam a atuar após a Data FIFA, mas por competições diferentes. O Bahia disputa as quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no dia 12 de setembro. O Bragantino joga pelo Brasileirão, diante do Grêmio, no dia 15.
⌛ Revés em SP. Bahia é superado pelo Red Bull Bragantino por 2 a 1, fora de casa. O Tricolor volta a campo no dia 12, pela Copa do Brasil, contra o Flamengo.
[image or embed]— Esporte Clube Bahia (@ecbahiaoficial.bsky.social) Sep 1, 2024 at 20:33Continua após a publicidade
O JOGO
Com apenas 20 segundos de jogo, o Bahia criou uma grande oportunidade de tirar o zero do placar. Após a saída de bola, Thaciano inverteu o jogo e achou Everaldo livre no lado direito da entrada da área defendida pelo Massa Bruta. O camisa 9 tricolor dominou, ajeitou e encheu o pé, mas acabou parando na defesa do goleiro Cleiton.
Já aos 9 minutos da primeira etapa, foi a vez da equipe mandante assustar. Em descida rápida pelo lado esquerdo, Helinho cortou para dentro e mandou a bola no travessão, deixando Marcos Felipe paralisado no lance. Após um bom começo da equipe azul, vermelha e branca, o Bragantino passou a ser melhor no jogo, e aos 16 minutos chegou a balançar as redes com Jadsom Silva, mas teve o gol anulado após confirmação do impedimento de Eduardo Sasha.
Depois de uma série de alternâncias no comando do jogo, Bahia e Bragantino passaram a fazer um duelo muito parelho após a saída de Helinho, que deixou o campo sentindo uma lesão na panturrilha. Rogério Ceni também mexeu no time, tirando Thaciano, que sofreu uma pancada no joelho, e colocando Ademir na partida.
Já na etapa final, o Tricolor de Aço teve boa chance de abrir o placar após cabeceio de Gabriel Xavier. No rebote de um escanteio a favor do Bahia, a bola voltou para Juba, que de primeira, mandou para dentro da área, onde o zagueiro subiu mais alto que todo mundo para testar a bola para o fundo da rede, mas o goleiro Cleiton estava ligado e espalmou para um novo escanteio.
Assim como no jogo contra o Flamengo, o Bahia mais uma vez sofreu com a bola aérea defensiva. Por volta dos 20 minutos do segundo tempo, após uma belíssima cobrança de falta, Douglas Mendes subiu praticamente sozinho e abriu o placar do jogo. 1 a 0 Bragantino.
Depois do gol, o Esquadrão partiu para cima e Ceni mexeu no time em atacado, colocando Ratão, Lucho e De Pena no jogo. No entanto, o empate veio dos pés de Luciano Juba, que aproveitou uma sobra de bola no lado esquerdo da grande área e mandou a bola para o fundo do gol adversário. Na sequência, em bom contra-ataque articulado pelo tricolor, Ratão mandou uma bomba no gol para uma grande defesa de Cleiton.
Com o empate no placar, a partida passou a ficar muito movimentada, e aos 33 minutos de jogo, uma bola no travessão da meta defendida por Marcos Felipe assustou a torcida azul, vermelha e branca presente no estádio. Mesmo lá e cá, Bahia e Bragantino não conseguiram criar chances reais de gol, até que aos 50 minutos do segundo tempo, Gustavinho fez um golaço da entrada da área, garantindo a vitória da equipe mandante.
FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO 2 X 1 BAHIA
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data: 1º de setembro de 2024, domingo
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Davi Lacerda (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Jhon Jhon e Lincoln (RB Bragantino); Thaciano e Luciano Juba (Bahia)
Gols
RB Bragantino: Douglas Mendes, aos 18' do 2ºT e Gustavinho, aos 50' do 2ºT
Bahia: Luciano Juba, aos 26' do 2ºT
RB BRAGANTINO: Cleiton; Lucas Cunha, Raul e Douglas Mendes; Vitinho (Vinicius); Jadsom, Lucas Evangelista e Lincoln (Gustavinho); Helinho (Mosquera), Jhon Jhon (Hurtado) e Eduardo Sasha (Guilherme Lopes)
Técnico: Pedro Caixinha
BAHIA: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (de Pena) e Cauly (Ratão); Thaciano (Ademir/Iago) e Everaldo (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni
Mín. 16° Máx. 32°