O Retrô bateu o Brasiliense por 3 a 2 nos pênaltis após derrotada no tempo normal por 1 a 0 na tarde deste domingo (01/09/24), e conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro 2025.
Nas semifinais o Retrô enfrenta o Itabaiana, ainda sem datas e horários marcados. Já o Brasiliense encerra seus compromissos oficiais na temporada e volta à campo somente em 2025.
Ver essa foto no Instagram
O JOGO
O primeiro tempo do jogo que valia o acesso para a Série C pode ser considerado morno. Não pode se dizer que os goleiros Matheus Kayser e Darley tiveram uma trabalhosa tarde de domingo.
Precisando do resultado, o Brasiliense teve mais posse de bola, mas abusou dos passes errados, o que travava as principais investidas ofensivas. O Retrô, por sua vez, apostava nos contra-ataques, respaldado pela vantagem do empate para se classificar.
A estratatégia deu certo até o final da etapa inicial, quando aos 38 minutos os donos da casa abriram o placar. Com todo o seu time no campo defensivo, a Fênix chamou o Jacaré para cima. Rodolfo se aproximou com tranquilidade da grande área e arriscou de longe. A bola desviou na zaga e acabou atrapalhando o goleiro Darley, morrendo no fundo das redes.
Cinco minutos depois, o Brasiliense teve a chance de entrar em vantagem, quando o árbitro Bruno Arleu marcou pênalti após Guilherme Paraíba tocar com a mão na bola. Como todo lance é revisado pelo VAR, foi identificado que o lance foi involuntário e a falta foi anulada.
Na volta do intervalo, o técnico Itamar Schülle promoveu algumas mudanças no time titular, visando controlar mais o resultado, evitando quaisquer exposições. A situação não mudou muito o cenário da partida.
O Brasiliense continuou tendo mais posse e o Retrô recuado. As melhores oportunidades aconteceram em chutes de fora da área. Pelo lado Candango, Márcio Duarte, Rodolfo e Tobinha levaram perigo, enquanto Radsley e Luisinho arriscaram pelo lado pernambucano.
No fim das contas, o tempo regulamentar acabou mesmo no 1 a 0 para o Brasiliense, repetindo o placar favorável ao Retrô, no jogo de ida: pênaltis.
A decisão foi para as penalidades.
Pelo Retrô, marcaram Giva, Júnior Fialho e Alex Reinaldo, enquanto Alencar e Luisinho perderam. Pelo Brasiliense, marcaram João Santos, Matheus Batista, já Kaio Nunes, Netinho e Gabriel perderam. Sendo que os dois últimos pararam em defesas de Darley. Com muito brilho e mérito, o Retrô conquistou o acesso para a Série C.
Mín. 20° Máx. 28°