O Retrô venceu o Itabaiana nos pênaltis por 4 a 3 neste domingo (15/09/24), no Mendonção pelo jogo de volta da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro.
Como o Tremendão havia vencido o primeiro confronto por 1 a 0, precisava apenas de um empate. Mas a Fênix devolveu o mesmo placar jogando fora de casa, levando a decisão para os pênaltis e depois contou com noite inspirada do goleiro Darley que pegou duas cobranças e garantiu a classificação dos pernambucanos.
A Final da Série D está marcada para acontecer já no próximo final de semana, com o jogo de ida previsto para acontecer no dia 22 de setembro (domingo), segundo as datas base da CBF, enquanto a volta deve acontecer no dia 29.
O JOGO
O Retrô começou a partida tomando alguns sustos do Itabaiana. Primeiro, em cruzamento que Guilherme Paraíba tentou cortar e quase marcou contra. Depois, em chute de Leilson que desviou no meio do caminho e quase surpreendeu Darley.
Mesmo na desvantagem do placar agregado, o Retrô pouco produziu para tentar abrir o marcador e aumentar as chances de levar o confronto ao menos para as penalidades. A melhor oportunidade no primeiro tempo foi aos 42 minutos. Leonan recebeu pela esquerda e mandou por cima do gol.
A segunda etapa teve um Retrô de postura mais agressiva. Aos 13, Diego fez boa jogada pelo lado esquerdo e bateu colocado para a ótima defesa de Jefferson. Um minuto depois, Mascote cabeceou no canto e a bola passou raspando a trave.
Para aumentar a presença de área, o técnico Itamar Schulle sacou Mascote e acionou Giva. Entrada que mudou a história do jogo. Após a zaga do Itabaiana rebater mal, a bola sobrou nos pés do camisa 9, que encheu o pé para fazer 1x0 aos 37 do segundo tempo.
Como o jogo de ida foi 1x0 para o Itabaiana, na Arena de Pernambuco, o resultado no Etelvino Mendonça levou a decisão para as penalidades. A quarta para o Retrô na Série D - repetindo o que rolou diante de América-RN, Manauara e Brasiliense.
Mín. 20° Máx. 28°