Lando Norris, da McLaren, ditou o ritmo em uma segunda sessão de treinos iluminada no Grande Prêmio de Cingapura nesta sexta-feira (20), com Charles Leclerc, da Ferrari, logo atrás. O líder do campeonato, Max Verstappen, da Red Bull, ficou apenas em 15º.
Norris fez sua melhor volta em 1min30s727 segundos, 0,058 mais rápido do que Leclerc, em uma inversão da primeira sessão de luz do dia, e 0,629 à frente do vencedor do ano passado pela Ferrari, Carlos Sainz.
“O ritmo está bom. Estou me sentindo bem. Foi uma boa volta. Acho que estamos fazendo o que esperamos, estar na frente da Ferrari”, disse Norris.
“Eu esperava ter uma diferença muito maior do que a que eu tinha, o que significa que a Ferrari é muito, muito rápida. Mas as coisas estão indo bem até agora.”
Verstappen, 59 pontos à frente do rival mais próximo Norris com sete rodadas restantes, ficou 1,294 segundos fora do ritmo com o companheiro de equipe Sergio Pérez em oitavo no sinuoso circuito de rua de Marina Bay.
Pérez disse que o carro não tinha equilíbrio e que “não estava muito bom no momento”, com muito mais trabalho a ser feito durante a noite. Verstappen concordou que foi um dia difícil, “sem a aderência que gostaríamos”.
Acidente com Russell
O piloto da Mercedes, George Russell, que terminou a noite como o sétimo mais rápido, bateu no muro nos minutos finais da curva 8, mas conseguiu dar ré e voltar para os boxes sem a asa dianteira do carro.
“Foi uma sexta-feira desafiadora para nós, estávamos realmente fora do ritmo”, disse ele. “Precisamos entender por que isso aconteceu.
“Fizemos algumas grandes mudanças entre os treinos, mas o carro não está se sentindo tão bem conectado como há 12 meses e nas últimas corridas. Portanto, precisamos tentar descobrir o que está acontecendo.
“Há muitas surpresas por aí. Temos os VCARBs (RBs) muito rápidos, as Williams muito rápidas, a Red Bull parece estar fora do ritmo e parece haver uma grande diferença entre a McLaren e as Ferraris.”
Yuki Tsunoda, da RB, foi surpreendentemente o quarto mais rápido, à frente de Oscar Piastri, da McLaren, e de Daniel Ricciardo, da RB, cujo futuro na equipe é incerto, já que Cingapura pode ser sua última corrida, em sexto lugar.
Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial e quatro vezes vencedor em Cingapura, ficou em 11º para a Mercedes, com Fernando Alonso, da Aston Martin, em 12º.
O estreante argentino Franco Colapinto parou nos boxes da Alpine em vez da Williams e foi levado para a frente. Ele foi o 16º mais rápido, com seu companheiro de equipe Alex Albon em nono.
Leclerc havia estabelecido o tempo mais rápido de 1min31s763 na primeira sessão sem incidentes, 0,076 mais rápido que Norris.
Os dois são os únicos pilotos que largaram na pole position nas últimas cinco corridas e a classificação de sábado será crucial para Cingapura, a única corrida que a Red Bull perdeu na última temporada, com ultrapassagens sempre difíceis.
Verstappen, outrora dominante, está há sete corridas sem vencer e parece provável que estenda essa sequência para oito no domingo.
Mín. 19° Máx. 38°