O Cruzeiro empatou em 1 a 1 com o Libertad-PAR nesta quinta-feira (26), no Mineirão, e confirmou sua classificação à semifinal da Copa Sul-Americana para enfrentar o Lanús, que eliminou o Independiente Medellín nos pênaltis. O time mineiro saiu na frente com Kaio Jorge, ainda no primeiro tempo. Mas uma expulsão infantil de Lucas Romero na etapa final encorajou os paraguaios, que empataram o jogo com o veterano Roque Santa Cruz.
Apesar do empate, o Cruzeiro cravou a classificação no agregado, já que derrotou o Libertad, em Assunção, por 2 a 0. O resultado garantia a possibilidade de avançar até mesmo com um tropeço por um gol.
As semifinais da Copa Sul-Americana serão realizadas nas semanas dos dias 23 e 30 de outubro. A Conmebol ainda irá divulgar datas e horários das partidas.
Primeiros movimentos de Diniz e sufoco
A partida marcou a estreia de Fernando Diniz à frente do Cruzeiro. Embora tenha entrado em campo com o mesmo time que venceu o Libertad no jogo da ida, em Assunção, já foi possível ver alguns dos conceitos do treinador em campo e também certas dificuldades.
O Cruzeiro portou-se bem durante boa parte do confronto, abrindo o placar em belíssimo cruzamento de Marlon para a cabeçada de Kaio Jorge, aos 11 minutos do primeiro tempo. Mas a expulsão de Romero na etapa final, em um lance totalmente infantil por já ter um amarelo, foi realmente um ponto desequilibrante. As mudanças propostas por Diniz não surtiram efeito imediato e o time mineiro precisou segurar o ímpeto paraguaio para cravar a classificação dentro de casa.
Cássio, mais uma vez, foi o grande destaque, fazendo uma defesaça à queima-roupa em finalização de Roque Santa Cruz, autor do gol do time paraguaio.
Kaio Jorge foi um dos grandes destaques do duelo com o Libertad, marcando em Assunção e também em Belo Horizonte. Gols importantes que cravaram a presença do Cruzeiro em uma semifinal de Copa Sul-Americana pela primeira vez na história.
Bolada e recorde
A Raposa não disputava uma semifinal de torneio internacional desde 2009, quando foi vice-campeão da Libertadores. Além disso, faturou R$ 800 mil (cerca de R$ 4,3 milhões na cotação atual) de premiação pela vaga.
Jogando para um público de 52.974 torcedores, o Cruzeiro tornou-se dono da maior média de público da Copa Sul-Americana, superando o Corinthians, outro semifinalista. O clube mineiro é ainda detentor dos três maiores públicos da atual edição do torneio continental.
Próximo desafio
O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (29), às 18h30, contra o Vasco, novamente no Mineirão, pela 28ª rodada da Série A do Brasileirão.