Corinthians e Vasco criticaram na noite deste sábado (28) a alteração da CBF na data dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil. As partidas que ocorreriam em 17 de outubro passaram para 19 e 20, atendendo a pedidos de Flamengo e Atlético-MG.
A polêmica foi o grande impasse da última semana e fez com que a CBF só anunciasse as datas das semifinais quatro dias antes dos jogos de ida. As primeiras partidas acontecerão em 2 de outubro: Atlético-MG e Vasco jogam às 19h15 na Arena MRV; Flamengo e Corinthians se enfrentam às 21h45 no Maracanã.
Flamengo e Atlético-MG fizeram os pedidos de alteração por motivos distintos. O Rubro-Negro, que jogaria no dia 16, solicitou a mudança em razão dos desfalques pela Data FIFA, que termina no dia anterior. O Galo, que estava com duelo marcado para 17 de outubro, quis a inversão de datas para que não atuasse três vezes em seis dias.
Corinthians se posiciona
O primeiro a se manifestar contra a mudança foi o Corinthians, através de nota oficial. O presidente do clube, Augusto Melo, assinou o posicionamento e demonstrou profunda indignação com a decisão tomada pela CBF. Segundo ele, a mudança desrespeita a competição.
"O Sport Club Corinthians Paulista expressa sua profunda indignação com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar a data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Tal decisão, além de ser uma afronta ao calendário previamente estabelecido, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um todo", iniciou o clube paulista.
"É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais, especialmente quando já foi amplamente divulgado que o Corinthians disputa simultaneamente três competições, e qualquer alteração gera sérios prejuízos ao nosso planejamento esportivo. O respeito ao cronograma pré-estipulado deveria ser uma prioridade da CBF, que, infelizmente, demonstra, mais uma vez, falta de compromisso com a equidade e a transparência", completou o presidente do Corinthians.
Vasco responde CBF
O Vasco publicou um vídeo em suas redes sociais em que Pedrinho, presidente do clube, afirma que o Cruz-Maltino negou a mudança de datas quando foi consultado pela CBF. Segundo o mandatário, a equipe carioca apresentou a alternativa do dia 16 de outubro, mas sequer foi respondido.
"A CBF ignora completamente a negativa do Vasco e atropela isso. Sendo que o Vasco jogou em uma situação idêntica, tendo alguns jogadores retornando na madrugada do dia do jogo contra o Athletico-PR. Então já coloca completamente em dúvida essa tomada de decisão da CBF", afirmou.
"O Vasco não quer ser beneficiado. O Vasco quer justiça, e não está sendo justo, porque a situação é similar à que o Vasco enfrentou. Hoje, o Atlético-MG e o Flamengo estão sendo beneficiados por essa decisão da CBF", disse Pedrinho.
Semifinais da Copa do Brasil 2024
Ida
2/10 (quarta):
19h15 - Atlético-MG x Vasco (SporTV, Amazon Prime Video e Premiere)
21h45 - Flamengo x Corinthians (Globo, SporTV, Amazon Prime Video e Premiere)
Volta
19/10 (sábado):
18h30 - Vasco x Atlético-MG (SporTV, Amazon Prime Video e Premiere)
20/10 (domingo):
16h - Corinthians x Flamengo (Globo, SporTV, Amazon Prime Video e Premiere)
Mín. 19° Máx. 38°