A 33ª edição das Dez Milhas Garoto reuniu o número recorde de 15 mil corredores neste domingo (29) na prova que ocorre entre Vitória e Vila Velha – 15,5% a mais em comparação com 2023 -, mas a festa do esporte no Espírito Santo começou no sábado (28) com a 3ª Cachorrida e a 21ª Garotada.
Logo cedo, 800 tutores levaram seus cachorros de todas as raças e tamanhos para o estacionamento do Shopping Vitória para uma corrida de 1 milha (1.609 metros). Foi o caso do personal trainer Flávio Brandão Machado, vencedor da prova com a border collie Gaya, de 3 anos.
"Eu e a minha esposa fazemos corrida de rua e sempre levamos a Gaya para o nosso treinamento. No ano passado, ficamos em segundo lugar e, dessa vez, nos preparamos para ganhar. Deu certo!", contou Flávio.
Quem também chamou a atenção foi a yorkshire Thais, que chegou em terceiro lugar. Seu tutor, Marquim Machado contou que ela pesa apenas 700 gramas e o nome foi uma homenagem do morador de Vitória para a atriz Thais Araujo.
Sem se preocupar com o tempo para completar o percurso, Livia Raquel Silva Daniel, de 30 anos, deu um exemplo. A administradora de empresas é cadeirante e participou da prova com a shih tzu Lila. “Foi minha estreia na Cachorrida. Achei o máximo, apesar do percurso ter alguns morrinhos, que conseguimos superar para chegar até ao final”, contou.
Depois que as 800 duplas se refizeram do esforço e pegaram suas medalhas foi a vez de 2.700 crianças e jovens entrarem no estacionamento - 23% a mais em relação ao ano passado.
Participantes de 6 e 7 anos correram 200 metros e o percurso aumentava conforme a idade. Pessoas de oito a nove anos correram 400 metros e de 10 a 13 anos correram 800 metros. Jovens de 14 a 17 anos completaram 1.609 metros.
O tempo nublado, com temperatura amena, ajudou os jovens corredores, que fizeram a alegria e emocionaram seus familiares.
3ª Cachorrida
site: www.cachorrida.com.br
Mín. 19° Máx. 38°