O técnico Erik ten Hag está familiarizado com períodos turbulentos no Manchester United, mas a vergonhosa derrota de domingo (29) pode ter azedado de vez o clima para ele em Old Trafford.
Os Red Devils tomaram de 3 a 0 do Tottenham dentro de casa, além de terem perdido o capitão Bruno Fernandes expulso antes do intervalo.
Os Spurs dominaram a partida contra um adversário desarticulado e indisciplinado.
Esta foi a segunda derrota consecutiva do United por 3 a 0 em seu estádio na Premier League – a outra foi contra o arquirrival Liverpool –, deixando-o em 12º lugar na tabela com apenas duas vitórias em seis jogos.
Esta é também a pior campanha do clube em 6 rodadas na história da Premier League. Além dos poucos pontos, o time marcou apenas cinco gols.
"Foi um desempenho absolutamente nojento no primeiro tempo, em termos de esforço, qualidade", disse o ex-capitão do United, Gary Neville, na Sky Sports.
Já o ex-meio-campista do Liverpool e do Spurs, Jamie Redknapp, disse que o United não tinha "nenhuma identidade".
"Chega a um ponto em que você sente pena do técnico", disse ele. "Eles estão no fundo do poço e não vejo para onde podem ir a partir daqui", acrescentou.
À beira do abismo?
Na última temporada, Ten Hag poderia legitimamente apontar uma longa lista de lesões, especialmente na defesa, como um fator para as dificuldades de sua equipe.
Mas, além da ausência de Luke Shaw, atualmente poucos jogadores estão no departamento médico e o holandês reforçou seu elenco durante a janela de transferências - o clube já gastou mais de 600 milhões de euros em reforços durante seu mandato.
Agora, Ten Hag está em sua terceira temporada em Old Trafford e o argumento de que a equipe ainda está em evolução parece cada vez mais fraco.
Igualmente preocupante para os torcedores do United é o fato de que a equipe, como aponta Redknapp, mostra poucos sinais de estabelecer qualquer tipo de identidade, muitas vezes provando ser menos do que a soma de suas partes.
A lenda do futebol inglês Alan Shearer, comentarista da BBC, indagou no podcast The Rest Is Football: "Alguém pode me dizer o que é o Manchester United? Qual é o sistema deles? Qual é o plano deles? Eu não sei. Não tenho a menor ideia do que eles são. Eles são uma bagunça".
Ten Hag permaneceu no cargo após a última temporada em parte graças à surpreendente vitória na final da Copa da Inglaterra contra o Manchester City.
Após a derrota para os Spurs, ele desse que não está preocupado com uma possível demissão.
“Não estou pensando nisso”, disse disse o holandês de 54 anos. "Estamos todos em uma página ou em um barco juntos, os donos, a diretoria, a equipe e o grupo de jogadores também. Não tenho essa preocupação."
O coproprietário do United, Jim Ratcliffe, não dá sinais de que vá tomar uma atitude imediata, e os relatórios sugerem que a hierarquia do clube continuará apoiando o técnico em dificuldades no curto prazo.
Ten Hag pode não ser "demitido pela manhã", como os torcedores do Tottenham previram jocosamente, mas ele sabe que está sofrendo para manter seu emprego.
Os próximos jogos do United são Porto, pela Champions League, e o Aston Villa, pela Premier League.
Mín. 19° Máx. 38°