Emiliano “Dibu” Martínez, goleiro da seleção argentina e do Aston Villa, pediu desculpas publicamente após ser suspenso por fazer gestos ofensivos durante as Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.
“Eu aceito a sanção da FIFA e peço desculpas se ofendi alguém. O momento de comemoração é para fazer muitas pessoas sorrirem e não para desrespeitar ninguém. Vou apoiar meus amigos nessa data FIFA com a dor de não poder estar”, disse o goleiro por meio do Instagram.
Dibu Martínez recebeu da FIFA um gancho de dois jogos de partidas internacionais por “comportamento impróprio e violação dos princípios do fair play” depois de fazer um gesto obsceno com a taça da Copa América e dar um soco em uma câmera de televisão após a derrota da Argentina por 2 a 1 para a Colômbia na última rodada das Eliminatórias.
“Nunca foi minha intenção desrespeitar ninguém, nem entendi que um gesto bem recebido pelas pessoas fosse ofensivo, mas vou tentar não ofender mais ninguém e me concentrar apenas em ganhar títulos com a Argentina e o Aston Villa”, acrescentou o goleiro de 32 anos, que foi fundamental na vitória da Argentina na Copa do Mundo do Catar 2022 nos pênaltis.
Martínez ficará de fora dos dois próximos jogos da Argentina no caminho da Copa do Mundo, com a visita à Venezuela em 10 de outubro e a partida contra a Bolívia em Buenos Aires cinco dias depois.
Na ausência do goleiro principal, e após a aposentadoria de Franco Armani (River Plate), o principal candidato a assumir o gol da Albiceleste é Geronimo Rulli (Olympique de Marselha), enquanto Juan Musso (Atlético de Madrid) e Walter Benitez (PSV Eindhoven) também serão convocados.
Após oito rodadas, a Argentina lidera as eliminatórias para a Copa do Mundo com 18 pontos, seguida pela Colômbia (16) e Equador (15). Os seis primeiros colocados se classificam diretamente para a Copa do Mundo, enquanto o sétimo colocado disputará uma repescagem contra um adversário a ser definido.
Mín. 19° Máx. 38°