O Palmeiras venceu o Cruzeiro por 3 a 0 nesta segunda-feira (30), no Allianz Parque, e se sagrou tricampeão brasileiro Sub-20. Os gols do passeio do Verdão sobre a Raposa foram marcados por Allan e Coutinho (duas vezes). Aos gritos de olé da torcida e sob os olhares atentos de Abel Ferreira, o time paulista ficou com a taça.
No jogo da ida, no Independência, Cruzeiro e Palmeiras empataram em 2 a 2. A disputa ficou, portanto, em aberto e quem vencesse nesta segunda-feira seria o grande campeão.
Jogando diante de sua torcida, que adentrou no Allianz de forma gratuita, o Verdão foi superior frente ao adversário mineiro, controlando as principais ações do jogo e não dando chances para uma reação celeste.
Aos 37 minutos, Allan abriu o placar para o time da casa após passe de Luighi. O jogador palmeirense mandou no canto do goleiro cruzeirense Otávio, que não conseguiu evitar o tento do Verdão.
Seis minutos depois, aos 43, Allan esteve mais uma vez envolvido em uma jogada de gol. Ele cobrou escanteio na medida e Coutinho, livre, arrematou para as redes.
No segundo tempo, aos 14, Coutinho voltou a se destacar no jogo aéreo. Desta vez, ele aproveitou a cobrança de escanteio de GIlberto, na primeira trave, e cabeceou para o gol, dando números finais ao confronto e determinando o título palmeirense.
Esse foi terceiro ano consecutivo que o Verdão chegou à final do Brasileiro Sub-20, um feito inédito. Como campeão do torneio, o Palmeiras garantiu uma vaga na Libertadores da categoria em 2025.
Antes do tri confirmado nesta segunda-feira, o Palmeiras conquistou seu primeiro Brasileirão Sub-20 em 2018, superando o Vitória na final. O bicampeonato foi conquistado em 2022, com a vitória sobre o Corinthians na grande decisão. Endrick, à época, marcou o gol do título.
Mín. 19° Máx. 38°