A Conmebol decidiu multar o Botafogo em 60 mil dólares (cerca de R$ 335 mil na cotação atual) pelos gestos racistas de um torcedor da equipe carioca contra o Palmeiras, no estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. A decisão foi publicada pela entidade nesta quarta-feira (9).
O gesto do torcedor do Botafogo foi enquadrado no artigo 15.2 do Código Disciplinar da entidade, que determina o seguinte: "Qualquer Associação Membro ou clube cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será sancionado com uma multa".
O racismo aconteceu após a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras por 2 a 1. O torcedor em questão foi identificado e banido do estádio Nilton Santos. À época, o clube manifestou-se duramente em relação ao caso.
"A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis", disse o Botafogo, na ocasião.
O episódio foi filmado pelo jornalista Tossiro Neto. O racista claramente imitou um macaco e fez referência ao tom de pele em direção aos palmeirenses.
Mín. 19° Máx. 34°