Terminou no último sábado (12) o Grupo 1 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no Kartódromo Speed Park, em Birigui, a 509 km da capital paulista. O mineiro Rafael Guimarães, um dos grandes nomes do kartismo nesta temporada, chegou à competição com a expectativa de alcançar um pódio na categoria Cadete, e conseguiu cumprir seu objetivo com uma performance consistente ao longo de todo o evento.
Rafinha já havia subido ao pódio na 25ª Copa Brasil de Kart, vencido o 1º Regional Cup pela categoria Mini 2T e conquistado o título do 3º Troféu Ayrton Senna e do Open do Brasileiro, os dois últimos disputados na mesma pista de Birigui. Com esse retrospecto, o piloto e sua equipe entraram confiantes para o Campeonato Brasileiro, que contou com o segundo maior grid da competição, com cinquenta pilotos na Cadete, ficando atrás apenas da F4 Graduados.
Durante os treinos livres, Rafael e sua equipe focaram em importantes ajustes no kart para a tomada de tempo. O esforço foi recompensado no treino classificatório, quando Guimarães marcou a segunda melhor volta, garantindo a primeira fila para as provas classificatórias. Em um grid tão competitivo, o mineiro brilhou ao vencer duas das três corridas e conquistar um terceiro lugar, o que lhe garantiu o terceiro posto para a super classificatória.
Na super classificatória, disputada em 13 voltas, Rafael manteve o ritmo forte, cruzando a linha de chegada na mesma posição de largada, em terceiro. A soma dos pontos o colocou na primeira fila para a grande final, na segunda colocação. Porém, Rafinha enfrentou dificuldades já na largada, com vários toques dos adversários na carenagem lateral e na traseira de seu kart. Resultado disso, é que o piloto de Minas Gerias foi jogando na sujeira na primeira curva, caindo para a sétima posição na volta um. Mesmo assim, Rafinha mostrou garra e resiliência, recuperando posições e cruzando a linha de chegada no quinto lugar, garantindo um lugar no pódio.
"Foi uma corrida muito difícil, principalmente no começo, quando perdi algumas posições, depois dos toques que tomei. Mas me mantive focado e consegui recuperar para chegar no pódio. Estou muito feliz com o resultado e com tudo o que conquistamos neste ano!", comentou Rafael, com um sorriso de satisfação, reforçando seu otimismo para o restante da temporada.
Após o Brasileiro, Rafael Guimarães segue com a temporada, pensando no Open e no Brasileiro, agora do Grupo 2, pela categoria Mini 2T, que vai ser disputado em Lodrina, no mês de novembro. Além disso, o mineiro embarca para a Europa, onde vai disputar a segunda rodada da WSK Final Cup, que acontecerá em Cremona, na Itália, onde busca continuar seu crescimento no kartismo, também, internacional.
Rafael Guimarães integra a equipe Speed Racing e conta com o patrocínio das empresas Lattine Group, DCIT Tecnologia e GR5 Rent a Car.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais:Bluesky, Threads, Twitter, Instagram, Facebook, Google News, YouTube, TikTok, Kwai, no canal do WhatsApp e Telegram.
Mín. 19° Máx. 34°