O Ceará venceu o Paysandu por 2 a 1 na noite deste sábado (26/10/24), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 34.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Saulo Mineiro abriu o placar cobrando pênalti, enquanto Rafael Ramos marcou contra, empatando para os visitantes. Por fim, Erick Pulga definiu o placar e alcançou a artilharia da divisão, com 11 gols.
Com o resultado, o Ceará sobe para a 5ª colocação na tabela, somando 54 pontos. Já o Paysandu permanece na 13ª posição, com os mesmos 40 pontos.
O Vozão e o Papão entram em campo novamente só na outra semana. O Ceará encara o Avaí, no domingo, dia 3, a partir das 18h30, no Estádio Castelão. O Paysandu enfrenta a Ponte Preta, na segunda-feira, dia 4, às 21h, no Estádio Moisés Lucarelli.
O JOGO
Colocando pressão desde o início, principalmente pelas beiradas, com Erick Pulga e Aylon, o Ceará mandou nos primeiros minutos, enquanto o Paysandu procurava a melhor forma de se defender.
Aos 16, o Ceará chegou pela direita e Rafael Ramos cruzou para Aylon, que tentou cabecear e foi golpeado por Wanderson, com o cotovelo. Três minutos depois, o árbitro Sávio Pereira teve o auxílio do VAR para marcar pênalti a favor do Vozão. Saulo Mineiro cobrou no canto esquerdo, rasteiro, onde Matheus Nogueira tentou buscar, mas a boa cobrança abriu o placar no Castelão.
O primeiro tempo de repente caiu em qualidade, e as oportunidades saíram de finalizações de fora da área. Erick Pulga bateu colocado e Matheus Nogueira encaixou. O Paysandu finalizou com Bryan Borges e João Vieira, mas ambos para fora.
O Paysandu oxigenou após intervalo com Quintana e Juninho nos lugares de Wanderson e Vilela. As mudanças mudaram o Papão, que com um minuto chegou pela direita, em grande jogada individual de Ruan Ribeiro. No cruzamento para Borasi, Rafael Ramos conseguiu antecipar, mas acabou tocando contra o próprio patrimônio e empatou o jogo em 1 a 1.
Aos quatro, o Ceará chegou pela direita, com Saulo Mineiro cruzando para Recalde matar no peito e virar bicicleta, mas Nogueira agarrou. Liso pela esquerda, Erick Pulga fez jogadaça individual costurando a marcação e bateu colocado, mas parou no goleiro. Cinco minutos depois, Rafael Ramos se redimiu cruzando da direita, a bola atravessou a defesa belenense e Erick Pulga apareceu na segunda trave para fazer 2 a 1, chegando a 11 gols e alcançando Caio Dantas na artilharia da Série B.
Em mais um erro defensivo do Paysandu, o Ceará abriu 3 a 1. Aproveitando a sobra, David Ricardo fez lançamento do campo defensivo, Quintana errou o domínio e Saulo Mineiro saiu cara a cara com Nogueira, quando ampliou o placar, aos 14. Em revisão no VAR, o tento foi anulado por toque de mão do atacante.
Na reta final do confronto, o Paysandu pouco assustou, enquanto o Ceará tentava matar o jogo, mas Matheus Nogueira teve pouco trabalho nas finalizações de fora da área, e a equipe nordestina levou os três pontos.