Carlos Sainz (30), da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Cidade do México largando na pole no domingo, enquanto Max Verstappen foi punido com 20 segundos por forçar duas vezes o rival pelo título Lando Norris (24) a sair da pista.
Com Verstappen apenas em sexto, Norris , da McLaren , terminou em segundo, reduzindo a diferença para o piloto da Red Bull para 47 pontos, faltando quatro fins de semana de corrida.
Norris assumiu o segundo lugar, à frente de Charles Leclerc na outra Ferrari, perto da chegada, enquanto o britânico desfrutava de um grande impulso em sua busca para negar a Verstappen o quarto campeonato mundial consecutivo.
Verstappen pagou um alto preço por sua direção agressiva, com Norris comentando: "Eu respeito muito Max como piloto, mas não foi uma direção muito limpa na minha opinião."
Foi a segunda semana consecutiva que os dois candidatos ao título se enfrentaram após uma penalidade imposta a Norris no Grande Prêmio dos Estados Unidos.
Questionado sobre suas perspectivas de coroar como piloto, Norris disse: "Estou apenas mantendo a cabeça baixa, estamos fazendo um bom trabalho como equipe, focar em nós mesmos, é tudo o que posso fazer por enquanto."
A vitória de Sainz teve um impacto significativo na classificação dos construtores, com a Ferrari ultrapassando a Red Bull e ficando em segundo, atrás da McLaren.
O espanhol está garantindo que deixará a Ferrari de cabeça erguida ao se transferir para a Williams na próxima temporada para abrir caminho para o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.