A LALIGA e seus clubes, em colaboração com parceiros estratégicos e associados, estão empenhados na luta contra todas as formas de comportamento violento que disseminam o ódio, incluindo racismo, homofobia e bullying, entre outros.
Reconhecendo o poder transformador do futebol e a importância da união, a LALIGA e os clubes decidiram agir juntos para abordar essas questões por meio de educação, prevenção e ação. A liga busca construir uma sociedade mais justa, fundamentada nos valores do futebol, como respeito, tolerância e inclusão em todas as circunstâncias. Para apoiar essa missão, foi lançada a iniciativa LALIGA VS na temporada 2023/24, que se tornou a base para ações voltadas à erradicação do ódio tanto dentro quanto fora do futebol.
LALIGA VS BULLYING
O bullying é referido como à exposição de crianças a abusos físicos, verbais ou psicológicos repetidos por colegas em ambientes escolares. Segundo a Associação Espanhola para a Prevenção do Bullying Escolar (AEPAE), esse problema afeta um em cada quatro alunos na Espanha.
Além disso, segundo o Estudo Estatal de Convivência Escolar na Educação Primária, realizado pelo Ministério da Educação Espanhol, apenas 10% dos alunos que testemunham bullying se manifestam contra o agressor. Nesse contexto, a LALIGA reconhece o poder singular do futebol para unir e empoderar as pessoas.
No próximo sábado, 2 de novembro, é comemorado o Dia Internacional contra a Violência e o Bullying nas Escolas, a exata ocasião para destacarmos a nova iniciativa lançada nesta temporada dentro do projeto LALIGA VS, chamada LALIGA VS BULLYING. Sob o lema "um time não deixa ninguém sozinho", a liga está utilizando o espírito de união do esporte e a influência do futebol para promover uma mudança positiva nessa realidade.
Por meio dos valores fundamentais do futebol, como espírito de equipe, unidade, força coletiva e esportividade, as crianças estão sendo incentivadas a não serem apenas observadoras passivas do bullying, mas a se unirem e enfrentarem o problema, demonstrando que juntas têm o poder de diminuírem os casos de bullying ao apoiar as vítimas.
Durante a 6ª Rodada da LALIGA EA SPORTS e a 7ª Rodada da LALIGA HYPERMOTION, que coincidiram com o início do ano letivo na Espanha, os clubes e a LALIGA realizaram várias ações para promover esta campanha, tanto dentro dos estádios quanto nas transmissões e outros meios digitais.
Futura Afición
Ainda na campanha, a LALIGA realizará diversas ações durante a temporada com o apoio da FUNDACIÓN LALIGA, que, há anos, promove os valores positivos do esporte nas escolas de toda a Espanha por meio do projeto Futura Afición.
A primeira dessas iniciativas aconteceu no município de Boadilla del Monte, em Madrid, onde o defensor do Atlético de Madrid, César Azpilicueta, e representantes da LALIGA visitaram uma escola para conversar com os alunos sobre bullying, destacando a importância da solidariedade e da empatia. Ao longo da temporada, a LALIGA e a FUNDACIÓN LALIGA planejam organizar mais cinco eventos semelhantes em escolas de outras cidades espanholas.
Mín. 18° Máx. 35°