O Flamengo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 neste domingo (3), no Maracanã, pelo jogo de ida da decisão da Copa do Brasil. O Rubro-Negro abriu três de frente em uma tarde iluminada de Gabriel Barbosa, autor de dois gols, e outro de Arrascaeta, um antigo algoz alvinegro. Mas o Galo ganhou uma sobrevida na disputa ao diminuir o prejuízo com Alan Kardec, que até este domingo não tinha marcado um gol sequer na temporada.
Com o resultado, o Flamengo abriu vantagem na decisão da Copa do Brasil. A equipe pode perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, ficará com o título em Belo Horizonte, no próximo domingo.
Ao Atlético-MG, todavia, a situação não é tão desfavorável. Isso porque, diante de sua torcida, o Atlético precisa de uma vitória por três gols para ficar com a taça, mas um triunfo por dois tentos levará o jogo para a disputa de pênaltis.
Arrascaeta abre os trabalhos
Apesar de o Atlético-MG ter chegado primeiro no Maracanã, em chute de canhota de Gustavo Scarpa e uma boa intervenção de Rossi, o Flamengo teve maior controle no primeiro tempo, aproveitando-se do comportamento displicente da defesa atleticana, especialmente no combate no meio-campo.
O Rubro-Negro foi encontrando os espaços e assustou Everson. Michael, após receber lançamento de Gabigol, partiu em velocidade na ponta esquerda, fez o corte e finalizou buscando o canto direito do gol. A bola foi para fora.
Pouco tempo depois, aos 11, o gol do Flamengo saiu. A defesa do Atlético-MG se abriu completamente. Junior Alonso não deu o bote, Otávio estava perdido e Wesley foi para dentro. Na sequência da jogada, Gabigol recebeu na esquerda e finalizou para a defesa de Everson.
Só que Arrascaeta estava atento ao rebote e finalizou para o fundo das redes. Foi o quarto gol do uruguaio pelo Flamengo em duelos com o Galo. Um conhecido algoz desde os tempos de Cruzeiro.
Hoje teve gol do Gabigol
O Flamengo continuou melhor na partida, dominando a zona central e não dando muitos espaços para o Atlético-MG. Mas isso não deixou Filipe Luís menos pilhado. O treinador deu uma bronca daquelas no ex-companheiro e hoje comandado Gabriel Barbosa por não fazer o que havia sido pedido.
O atacante ouviu poucas e boas sem bater boca e, logo na sequência, marcou o segundo gol do Flamengo na partida. O momento inusitado aconteceu aos 38 minutos. O lançamento para o ataque contou com um desvio precioso de Plata. A defesa do Atlético-MG estava desatenta, mas Gabigol não.
Ele saiu cara a cara com Everson e não titubeou, tocando na saída do goleiro atleticano. O lance foi revisado pelo VAR e o gol foi validado. Na comemoração, ele foi até Filipe Luís, que continuou chamado atenção apesar do momento de euforia.
Ele é predestinado
Gabigol não marcava um gol de bola rolando desde junho deste ano. E ele marcaria mais um na etapa final do confronto. O Galo melhorou de forma considerável na etapa final e o Flamengo ainda perdeu Arrascaeta, que saiu lesionado para a entrada de Alcaraz.
Mas, aos 28 minutos, o Rubro-Negro partiu em velocidade após erro de Zaracho. Alcaraz partiu pelo meio e tocou para Gabigol na esquerda. Dentro da área, o camisa 99 cortou a marcação e chutou cruzado para fazer o terceiro do Rubro-Negro e seu segundo na partida.
Foi o 16º gol de Gabigol em finais com a camisa do Flamengo. O atacante não marcava dois gols pelo Rubro-Negro desde fevereiro do ano passado, na vitória sobre o Volta Redonda por 3 a 1, pelo Campeonato Carioca.
Kardec coloca Galo de volta na final
A vantagem de 3 a 0 era bastante considerável para o Flamengo, colocando uma enorme pressão para cima do Galo. Mas o futebol reserva imporantes histórias. Alan Kardec esteve muito próximo de deixar o Atlético-MG na última janela.
Pouco aproveitado, o atacante não vinha tendo muitos minutos nesta temporada. Todavia, foi a aposta de Milito na etapa final. Aos 34, um minuto depois de ter entrado, Kardec recebeu de Zaracho após erro de Léo Ortiz e finalizou rasteiro para vencer Rossi e diminuir o prejuízo para o Galo.
O gol inflamou a torcida atleticana, que passou a entoar o famoso "Eu acredito". Foi o primeiro tento de Kardec na temporada, devolvendo o Galo à decisão e abrindo todo o cenário para o jogo da volta na Arena MRV.
Próximos jogos
Antes do jogo decisivo do próximo domingo (10), quando os dois finalistas se encontrarão na Arena MRV, em Belo Horizonte, novamente às 16h, pelo título da Copa do Brasil, Flamengo e Atlético-MG terão compromissos pelo Brasileirão.
O Rubro-Negro vai à capital mineira para enfrentar o Cruzeiro na quarta-feira (6), no Mineirão, às 21h. No mesmo dia e horário, o Galo visita o lanterna Atlético-GO, no Antônio Accioly.