O Flamengo é pentacampeão da Copa do Brasil. O Rubro-Negro confirmou o título ao vencer o Atlético-MG por 1 a 0 neste domingo (10), na Arena MRV, após 3 a 1 na ida. O Fla foi superior em Belo Horizonte e marcou na reta final da partida, com um golaço de Gonzalo Plata, depois de várias chances perdidas.
Este é o segundo título do Flamengo nas últimas três edições da Copa do Brasil. Com cinco taças no total, o Rubro-Negro se igualou ao Grêmio como segundo maior campeão do torneio, atrás apenas do Cruzeiro (6).
A conquista também garantiu a vaga do Flamengo na fase de grupos da Libertadores 2025. A equipe vai disputar o torneio continental pela nona vez consecutiva, ampliando o próprio recorde.
PENTACAMPEÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! #CRF #VamosFlamengo #OMengoÉPenta pic.twitter.com/bCsxrUISDe
— Flamengo (@Flamengo) November 10, 2024Continua após a publicidade
O Atlético-MG ficou com o vice da Copa do Brasil pela segunda vez e perdeu a chance de se tornar tricampeão. As atenções se voltam para a final da Libertadores, em 30 de novembro, contra o Botafogo, no Monumental de Núñez.
Antes, Fla e Galo voltam a se enfrentar na quarta-feira (13), às 20h, no Maracanã. Os finalistas da Copa do Brasil vão se reencontrar para o fechamento da 33ª rodada do Brasileirão.
A primeira de Filipe Luís
Com apenas nove jogos no comando, Filipe Luís já tem seu primeiro título como técnico de um time profissional. O ex-lateral assumiu o Flamengo apenas na semifinal da Copa do Brasil, mas deu grande parcela de contribuição para a conquista.
Filipe sucedeu Tite no cargo com o time desacreditado, após eliminação na Libertadores e campanha frustrante no Brasileirão. O treinador novato recuperou a confiança rubro-negra com uma ótima atuação em sua estreia, na semifinal diante do Corinthians, e segurou a vantagem com um a menos em Itaquera.
Em pouco tempo, Filipe Luís implementou um estilo de jogo ofensivo e ampliou o repertório do Flamengo contra defesas fechadas. A evolução foi coroada pelo ótimo desempenho na primeira partida da final contra o Atlético-MG, no Maracanã, que encaminhou o título.