Botafogo e Vitória ficaram no empate de 1 a 1, neste sábado (23), no Nilton Santos, em duelo da 35ª rodada do Brasileirão. Alerrandro abriu o placar, ainda no primeiro tempo, jogando boa dose de pressão pra cima do Glorioso, que foi encontrar o gol de empate na reta final, com gol contra de Wagner Leonardo. O Leão da Barra teve importante atuação defensiva para segurar o ímpeto alvinegro, que foi mais intenso no segundo tempo.
Com o resultado, o Leão da Barra chegou aos 42 pontos e, na 12ª posição, a equipe comandada pelo treinador Thiago Carpini deu um passo importante rumo a classificação para a Copa Sul-Americana, abrindo cinco pontos do Criciúma, primeira equipe na zona rebaixamento.
O Botafogo, entretanto, perdeu a liderança do Brasileirão devido à vitória do Palmeiras por 1 a 0 diante do Atlético-GO. As equipes estão empatadas com 70 pontos, mas o Alviverde leva a melhor nos critérios de desempate, já que possui uma vitória a mais.
O JOGO
Pressionado para garantir a liderança do Brasileirão, o Botafogo entrou em campo no Nilton Santos demonstrando sinais de nervosismo.
O Vitória, por sua vez, aproveitou os espaços deixados para explorar os contra-ataques e apresentou uma atuação sólida no primeiro tempo. O gol rubro-negro saiu aos 19 minutos: Alerrandro se aproveitou de uma sobra na área, dominou e finalizou cruzado para abrir o placar.
Tentando reagir, a equipe de Artur Jorge apostou nos cruzamentos, mas não conseguiu impor o mesmo volume ofensivo dos jogos anteriores.
A principal oportunidade para igualar o marcador veio aos 39 minutos, quando Igor Jesus finalizou de carrinho, exigindo uma grande defesa do goleiro do Leão.
Logo aos quatro minutos, Igor Jesus recebeu um cruzamento na pequena área, dominou no peito e arriscou um bonito voleio. No entanto, Lucas Arcanjo defendeu com tranquilidade.
Aos sete minutos, Tiquinho Soares arriscou de longa distância e obrigou Lucas Arcanjo a se esticar para espalmar para o lado. Na sequência, Almada aproveitou a sobra, finalizou com desvio, e ganhou escanteio para o Botafogo.
Aos 23 minutos, o empate veio. Matheus Martins cruzou na área, e Tiquinho Soares subiu para cabecear. A bola desviou em Wagner Leonardo, tirando as chances de defesa de Lucas Arcanjo e deixando tudo igual no Nilton Santos.
O Botafogo continuou pressionando e quase virou aos 35 minutos. Óscar Romero cruzou rasteiro para a pequena área, a bola sobrou em meio a um bate-rebate, e Tiquinho tentou finalizar. No entanto, não conseguiu pegar em cheio, e Lucas Arcanjo ficou com a bola.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1X1 VITÓRIA
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23/11/2024, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartão amarelo: Gregore, Mateo Ponte, Artur Jorge e Cuiabano (Botafogo) e Willian Oliveira, PK, Lucas Esteves e Carlos Eduardo (Vitória)
Cartão vermelho: Tiquinho Soares (Botafogo)
Gols:
Botafogo: Wagner Leonardo (gol contra), aos 42' do 2ºT
Vitória: Alerrandro, aos 19' do 1ºT
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Adryelson, Bastos e Cuiabano; Gregore, Tchê Tchê (Eduardo) e Thiago Almada (Matheus Martins); Júnior Santos (Tiquinho Soares), Savarino e Igor Jesus.
Técnico: Artur Jorge.
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Edu, Neris e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Ricardo Ryller (Filipe Machado), Willian Oliveira, Matheuzinho (Carlos Eduardo) e Lucas Esteves; Janderson (Gustavo Mosquito) e Alerrandro (Léo Naldi).
Técnico: Thiago Carpini.