O Liverpool venceu o Real Madrid por 2 a 0 nesta quarta-feira (27), em Anfield Road, pela 5ª rodada da Liga dos Campeões. Os Reds pressionaram desde o início e abriram o placar na volta do intervalo, com Mac Allister. Cody Gakpo matou o jogo após um pênalti perdido de cada lado, de Mbappé e Salah.
O Liverpool manteve os 100% de aproveitamento na Champions, chegou aos 15 pontos e reassumiu a liderança. O time deu sequência a uma temporada impressionante sob o comando de Arne Slot, com 17 vitórias em 19 jogos (1E, 1D).
Já o Real Madrid sofreu o terceiro revés em cinco partidas na Champions e ampliou seu drama. A equipe de Carlo Ancelotti caiu para o 24º lugar, com 6 pontos, no limite da zona de classificação para a repescagem. A três rodadas do fim, a missão de chegar ao G8 para avançar direto às oitavas ficou muito difícil.
Vitória incontestável
Embalado pelo grande momento e por Anfield pulsando, o Liverpool tomou as rédeas da partida desde o início e pressionou o Real Madrid. Algoz na final da Champions 2021/22, Courtois voltou a fazer ótimas defesas e dificultar a vida dos Reds. Quando a bola passou por ele, Raúl Asencio salvou em cima da linha.
O Liverpool derrubou o muro belga aos sete minutos do segundo tempo, com um chute rasteiro de Mac Allister no canto. O gol deu início a uma montanha-russa de emoções, com pênalti perdido por Mbappé e, logo depois, por Salah.
A sequência não desestabilizou os Reds, que seguiram em cima do Real e fecharam o placar aos 32. Gakpo, que havia entrado 10 minutos antes, ganhou da zaga pelo alto e cabeceou no canto.
Mbappé vive noite para esquecer
Esfacelado pelos desfalques, o Real Madrid foi a Anfield para se defender e explorar os contra-ataques, mas a noite apagada de Mbappé atrapalhou a missão. Deslocado para a ponta esquerda devido às ausências de Vinícius Júnior e Rodrygo, o francês foi anulado pelo jovem Conor Bradley, de 21 anos.
Mbappé teve a chance de ouro para empatar o jogo no segundo tempo, após Lucas Vázquez sofrer pênalti de Robertson. Na cobrança, porém, bateu a meia altura e facilitou a defesa de Kelleher.
O lance foi um retrato da noite do francês, que tampouco recebeu grande contribuição de Bellingham, Arda Güler e Brahim Díaz. Endrick entrou perto do fim, com o jogo já resolvido, e levou cartão amarelo.
Próximos jogos
Os próximos compromissos de Liverpool e Real pela Champions são em 10 de dezembro. Os Reds visitam o Girona, enquanto os merengues vão à Itália encarar a Atalanta.
Antes, os times voltam a se concentrar nas ligas nacionais. A começar pelo domingo (1º), quando o Liverpool faz clássico contra o Manchester City, enquanto o Real Madrid recebe o Getafe.