O Athletic Club perdeu apenas um dos últimos 15 jogos em todas as competições, permanecendo invicto na UEFA Europa League após derrotar o Elfsborg por 3 a 0 em San Mames.
Considerando o desempenho recente do time basco, que culminou na vitória sobre o rival Sociedad no último final de semana, o Athletic entrou em campo visivelmente confiante.
Portanto, não foi surpresa quando eles assumiram a liderança poucos minutos após o início da partida, quando o jovem Adama Boiro — que estava fazendo apenas sua segunda partida como titular neste mês — marcou um gol de canhota após um escanteio bem trabalhado.
O jovem lateral-esquerdo continuou com suas investidas sobrepondo-se ao craque Nico Williams , o que permitiu que o ponta avançasse para dentro e causasse estragos no meio.
Aos 25 minutos, o espanhol marcou o segundo gol do time basco para Benat Prados , após seu delicioso cruzamento que foi cabeceado para o gol pelo meio-campista.
Depois daquele golpe duplo no início, os suecos, que estavam em desvantagem, corajosamente conseguiram se recuperar, garantindo que o déficit não piorasse até o intervalo.
No entanto, pouco mudou em termos de domínio do Athletic no jogo após o intervalo, e o Athletic marcou o terceiro gol menos de 10 minutos após o reinício.
Boiro foi mais uma vez o homem do momento ao fazer um passe certeiro nos pés de Gorka Guruzeta , que não errou em sua finalização de primeira de dentro da área.
O terceiro gol pareceu prejudicar o anteriormente animado Elfsborg , que havia construído confiança por meio de 30 minutos de trabalho defensivo severo. Isso permitiu que Ernesto Valverde fizesse mudanças radicais enquanto um Athletic composto chutava a bola nos minutos finais.
Na verdade, eles sempre pareceram propensos a vencer uma quarta partida consecutiva da Liga Europa pela terceira vez — na última vez que fizeram isso, foram até a final.