A chuva deu a tônica na sexta-feira (29), dia de definição das posições no grid de largada para a grande final do Império Endurance Brasil em 2024, que acontece no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO). E foi debaixo d’água que brilhou a estrela de Vicente Orige: o parceiro de Sarin Carlesso acertou uma volta voadora em sua última tentativa para cravar a sétima pole position consecutiva do AJR #444, um dos candidatos aos títulos geral e da classe P1 na temporada.
Se a prova terminasse com os resultados do grid de largada, Orige e Carlesso comemoraram o título, pois seus maiores rivais, Xandinho Negrão e Marcos Gomes, da Ligier #9, largam na quinta colocação - eles precisam chegar em segundo lugar na classe P1 e quarto lugar na geral para levantar ambas as taças, sem depender de resultados paralelos.
Com o aumento da chuva logo após a sessão de classificação da GT4, o sistema de definição do grid foi alterado: nas classes GT3, P1 e P2 - que retorna ao grid neste fim de semana, com pole position do Sigma de Jindra Kraucher e Ricardo Haag -, o sistema de formação do grid pela melhor volta de dois dos pilotos do carro foi abandonado: apenas o piloto de maior graduação de cada máquina foi à pista em busca de uma volta rápida.
GT3: MERCEDES DOMINAM PRIMEIRA FILA
Pela GT3, as Mercedes AMG GT3 do Team RC asseguraram a primeira fila do grid. Com a pista molhada, Júlio Campos se destacou e cravou sua melhor volta em 1 minuto, 29 segundos e 398 milésimos, três décimos à frente do companheiro de equipe e líder do campeonato Rafael Suzuki.
A Stuttgart Motorsport, que precisa da vitória para levar o bicampeonato da categoria, esteve na frente em quase toda a sessão, com Ricardo Maurício, mas teve de se contentar com o terceiro lugar no grid. Para Suzuki e seu parceiro Rafael Baptista, qualquer resultado que não seja uma vitória do Porsche 911 GT3 R garante o troféu.
GT4: PORSCHES GARANTEM 100% DAS POLES
Na GT4, única categoria com título já definido por antecipação, em favor da dupla formada por Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, a pole position ficou com o outro Porsche 718 Cayman GT4 da equipe Stuttgart: o bólido que sairá na ponta é justamente o que leva o número 718, com a pilotagem do quarteto formado por João Tesser, Eric Santos, Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano, novidade no time de pilotos para esta prova.
SUSTO NOS TREINOS
A decisão do Endurance foi iniciada com um susto no treino extra da quinta-feira (28): um incêndio que destruiu o protótipo AJR #28, de Gustavo Martins e Vitor Genz. O gaúcho sofreu queimaduras de segundo grau em partes do rosto como os cílios e foi encaminhado ao Hospital Hugol de Goiânia, referência em assistência para pacientes vítimas de queimaduras, para receber atendimento.
“O Vitor saiu sozinho do carro e em momento algum teve problemas respiratórios ou de frequência cardíaca. Ele teve uma queimadura na face, uma região crítica pela parte respiratória e foi levado ao hospital para os devidos cuidados. Esteve bem e consciente o tempo todo e em breve estará novamente conosco aqui no Endurance”, destacou o diretor médico da categoria, dr. Dorival de Carlucci Jr.
QUATRO HORAS DE AÇÃO NA DECISÃO
A grande final do Endurance terá quatro horas de ação na pista a partir das 11h30. A prova terá transmissão ao vivo pela TV, no canal Bandsports. Na internet, a exibição ao vivo se dá pelo YouTube, nos canais da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed.
Os ingressos para a arquibancada são grátis, mediante a doação de um brinquedo a ser revertido para a campanha Natal Solidário. As entradas para camarote estão disponíveis no site da DiskIngressos. Ambas as modalidades dão direito à visitação aos boxes, a partir das 10h40.
Confira abaixo o grid de largada para as Quatro Horas de Goiânia:
Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM - P1) - 1:24.858
Christian Rocha/Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez (Sigma/Sigma Kraucher - P1) - 1:25.043
Lucas Foresti/Victor Foresti/Adriano Buzaid (Ligier/Foresti - P1) - 1:27.348
Marco Pisani/Werner Neugebauer/Renan Guerra (Ligier/KTF - P1) - 1:27.836
Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis - P1) - 1:28.576
Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Ohashi/Gustavo Martins (Sigma/FTR - P1) - 1:29.238
Júlio Campos/Ricardo Rosset/Guilherme Figueiroa (Mercedes AMG GT3/Team RC - GT3) - 1:29.398
Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/RC - GT3) - 1:29.714
Guilherme Bottura/Gaetano di Mauro/Pedro Burger (Ligier/BTZ - P1) - 1:29.755
Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart - GT3) - 1:29.813
Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3/RC - GT3) - 1:30.962
Jindra Kraucher/Ricardo Haag (Sigma/Sigma Kraucher - P2) - 1:32.267
David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG - P1) - 1:32.493
Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Ohashi/Gustavo Martins (AJR/FTR - P2) - 1:34.542
Eric Santos/João Tesser/Giuliano Bertuccelli/Pietro Rimbano (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart - GT4) - 1:33.630
Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart - GT4) - 1:33.746
Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 Clubsport/Eurobike MC Tubarão - GT4) - 1:37.022
Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/André Moraes Jr. (Ligier/BTZ - P1) - S/tempo
Fernando Poeta/Cláudio Ricci/Cole Loftsgaard (Ligier/FTR - P1) - S/tempo
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3/Tech Force - GT3) - S/tempo
Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas (Audi RS3 LMS TCR/Eurobike MC Tubarão - GT4) - S/tempo