20°C 29°C
Água Fria, BA
Publicidade

Norris vence GP de Abu Dhabi e McLaren conquista Mundial de Construtores

Norris foi responsável por garantir o título de construtores da McLaren

Redação EF
Por: Redação EF
08/12/2024 às 13h16
Norris vence GP de Abu Dhabi e McLaren conquista Mundial de Construtores
Foto: Divulgação / Formula 1

Lando Norris encerrou a temporada de 2024 em grande estilo ao vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi de forma dominante, com o britânico dando um passo firme para conquistar a vitória e também ajudar a McLaren a conquistar seu primeiro campeonato de construtores desde 1998.

Continua após a publicidade

Foi um começo forte para a corrida para o pole position Norris em meio ao caos atrás dele, com Oscar Piastri e Max Verstappen fazendo contato em uma batalha pelo segundo lugar, que viu o último receber uma penalidade e o primeiro cair na ordem. Também houve mais problemas para o australiano, que recebeu uma punição por uma colisão com a Williams de Franco Colapinto.

E enquanto várias outras lutas aconteciam no grid — que teve um desempenho sólido da Ferrari, rival da McLaren pelo título — Norris manteve a cabeça fria na frente para triunfar, recebendo a bandeira quadriculada com cinco segundos de vantagem sobre o ex-companheiro de equipe Carlos Sainz, o que confirmou que a coroa de construtores havia sido conquistada pela equipe Papaya.

Charles Leclerc fez uma performance de luta para a Scuderia subir de volta para o terceiro lugar, tendo começado em P19 no grid. Atrás dele, um duelo tardio aconteceu entre os companheiros de equipe da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, com o heptacampeão mundial arrebatando o quarto lugar nos momentos finais para encerrar seu capítulo com o time de forma emocionante.

Verstappen foi o sexto, o homem da Red Bull tendo se recuperado de sua penalidade anterior, com Pierre Gasly seguindo em sétimo enquanto a Alpine garantiu a P6 no campeonato de construtores, enquanto Nico Hulkenberg foi o oitavo para a Haas, à frente de Fernando Alonso da Aston Martin em nono. A recuperação de Piastri terminou com o 10º lugar, um resultado decepcionante para o australiano, apesar do sucesso de sua equipe.

Alex Albon perdeu pontos para a Williams em P11, assim como Yuki Tsunoda, da RB, em P12, enquanto Zhou Guanyu terminou sua última corrida pela Kick Sauber em P13, à frente do Aston Martin de Lance Stroll em P14. A estreia de Jack Doohan pela Alpine, enquanto isso, terminou com um resultado P15 antes de sua primeira temporada completa no esporte no ano que vem.

Kevin Magnussen foi o último classificado pela Haas, em 16º, talvez não seja o final que o dinamarquês esperava em sua última participação pela equipe, enquanto a temporada de Liam Lawson chegou a um fim dramático depois que ele foi forçado a retirar seu RB em chamas da pista nas últimas voltas.

Continua após a publicidade

O capítulo de Valtteri Bottas com a Kick Sauber terminou prematuramente, tendo aposentado o carro no início da corrida após um furo. Também houve um final semelhante ao período de Colapinto com a Williams, que chegou ao fim na volta 26.

O último a abandonar foi Sergio Perez, que sofreu um giro na primeira volta após contato com Bottas e abandonou a prova em meio a especulações sobre seu retorno na próxima temporada.

COMO ACONTECEU

Após três sessões de treinos seguidos por uma hora de qualificação movimentada — que viu Norris conquistar sua oitava pole position do ano, com seu companheiro de equipe Piastri se juntando a ele na primeira fila em uma vitória garantida da McLaren — era hora de se preparar para o final da temporada de 2024, o Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Várias alterações foram feitas na ordem de largada antes do evento, depois que quatro pilotos receberam penalidades. Hulkenberg caiu de um impressionante quarto para o sétimo lugar devido a ultrapassagens de carros no pit lane na qualificação, enquanto Leclerc caiu para 19º lugar graças a uma queda de 10 posições no grid por usar um novo estoque de energia.

Enquanto isso, a dupla Williams, Albon e Colapinto, foi penalizada por usar componentes adicionais da caixa de câmbio, ficando em P18 e P20, respectivamente. Mas das muitas tramas ainda a serem amarradas nesta corrida, muito foco estava na batalha na frente entre McLaren e Ferrari pelo campeonato de construtores, um prêmio que seria muito aguardado por ambos os lados.

Quando todos os carros estavam alinhados no grid e as mantas de pneus foram removidas, foi confirmado que a maior parte do grid havia optado por começar com pneus médios – com exceção de Hamilton, que usou o composto duro para começar sua última corrida como piloto da Mercedes na 16ª posição do grid.

Quando as luzes se apagaram para o final da temporada, Norris fez uma largada tranquila da pole, mas houve problemas para Piastri, o australiano sofreu um giro após contato com Verstappen na Curva 1, o que fez os dois carros caírem no grid. Mais atrás, o outro Red Bull de Perez também girou, levando o mexicano a parar na pista.

O RB20 atingido levou a um Safety Car Virtual sendo chamado quando Perez saiu do carro, encerrando sua desafiadora temporada. Isso deixou Norris na liderança de Sainz, Gasly, Russell e Hulkenberg, enquanto Leclerc ganhou incríveis 11 posições para correr em oitavo. A Ferrari agora reforçou suas chances de marcar uma vitória de construtores?

Quando o VSC terminou na volta 3, os replays mostraram Piastri marcando a traseira da Williams de Colapinto – e houve mais más notícias para o australiano, já que os comissários confirmaram que investigariam o incidente entre ele e Verstappen na largada. Quando ele voltou à pista após um pit stop, o campeão mundial foi penalizado em 10 segundos por causar a colisão.

Quando informado sobre essa notícia pelo rádio, Piastri respondeu: "Bom". Enquanto isso, outras imagens da largada também destacaram que o contato entre Bottas e Perez causou o giro deste último, levando os comissários a também penalizar o finlandês aplicando a mesma penalidade.

Quando a volta 8 chegou ao fim, havia mais trabalho para os comissários, que confirmaram que investigariam a colisão entre Piastri e Colapinto. Em outro lugar, Leclerc era um homem em uma missão, o monegasco tendo ultrapassado Magnussen para ficar em P7, enquanto Verstappen foi o próximo a ultrapassar o dinamarquês.

A tarde difícil de Piastri tomou outro rumo quando ele recebeu uma penalidade de 10 segundos por bater em Colapinto, um incidente que forçou o argentino a ir para os boxes após relatar um furo. O companheiro de equipe Norris estava tendo um momento muito melhor, o britânico tendo construído uma liderança de 3,4s sobre Sainz na volta 11.

Leclerc estava fazendo mais movimentos depois de arrancar o quinto lugar de Hulkenberg, enquanto Verstappen também progrediu após uma ultrapassagem de Alonso para o oitavo lugar. Alguns pit stops iniciais começaram a acontecer nas voltas 13 e 14, com Magnussen fazendo uma parada lenta para cair na ordem após uma largada forte, antes que seu companheiro de equipe Hulkenberg aproveitasse uma visita muito mais rápida aos boxes.

Enquanto isso, a Alpine decidiu colocar Gasly na P3 após sofrer pressão de um perseguidor Russell, trazendo a Alpine de volta para a P9 à frente do novo companheiro de equipe Doohan em sua estreia na corrida de F1. Enquanto isso, os comissários confirmaram que Zhou recebeu uma penalidade de cinco segundos por uma largada falsa, marcando mais uma notícia decepcionante para a Kick Sauber.

Norris relatou que seus pneus estavam bons quando a volta 17 chegou, com o líder continuando a diminuir sua diferença para Sainz. Em outro lugar, Gasly passou à frente do ex-companheiro de equipe Tsunoda para reivindicar P8 e, apesar de uma breve reação do RB, conseguiu manter a posição.

Com todos os olhos voltados para quando os líderes iriam para os boxes, Leclerc se tornou o primeiro a fazê-lo na volta 21, trazendo a Ferrari de volta em oitavo após seu início de luta na corrida. A questão era então se Russell em terceiro seguiria o exemplo para cobrir Leclerc, mas a Mercedes permaneceu na pista.

“Eu consigo manter esse ritmo”, Russell relatou ao seu engenheiro, antes de Leclerc continuar seu esforço determinado subindo para o sétimo lugar à frente de Lawson – com Gasly em seguida na mira. Na volta 24, Norris continuou a liderar de Sainz, Russell, Verstappen e Hamilton, todos os quais ainda não tinham parado nos boxes.

Houve um problema para Lawson quando o neozelandês saiu do pit stop com uma roda solta, o que levou RB a trazê-lo de volta aos boxes para consertar o problema. Enquanto isso, houve mais ação no pit lane enquanto Norris fez sua parada suavemente antes de retornar à liderança, enquanto Russell logo o seguiu e caiu para sétimo.

Sainz também parou em segundo, com Verstappen e Hamilton atrás dele em terceiro e quarto, ainda sem parar. E mais atrás, a corrida parecia ter acabado para Colapinto, com o piloto da Williams sendo chamado aos boxes para aposentar o carro.

Hamilton recebeu uma injeção de motivação em quarto, tendo sido informado de que um pódio em potencial poderia estar nas cartas. Em outro lugar na volta 30, Verstappen visitou os boxes para sua parada, onde também cumpriu sua penalidade, o que o levou de volta à P11.

Houve drama apenas uma volta depois, após um grande travamento de Bottas, que resultou na colisão do finlandês com Magnussen, e o Kick Sauber sofreu um furo antes de voltar aos boxes e abandonar a corrida.

Piastri foi para os boxes na volta 33, uma parada longa, já que o australiano também cumpriu sua penalidade de 10 segundos. Isso o fez voltar para a P15 – mas à frente, Norris permaneceu na P1, à frente de Sainz e Hamilton, este último o único homem no grid que ainda parou nos boxes com aqueles pneus duros originais.

O pit stop de Hamilton finalmente aconteceu na volta 35, com o britânico emergindo de volta à pista em sétimo com pneus médios. Atrás dele estavam dois companheiros campeões mundiais na forma de Alonso e Verstappen, o detentor do título de 2024 tentando passar o Aston Martin para P8 – uma jogada que ele posteriormente conseguiu na volta 36.

Não demorou muito para Hamilton começar a diminuir a diferença para Hulkenberg na frente, com o déficit logo caindo para apenas 0,6s. Na volta 41, o heptacampeão mundial fez a jogada, pois ele parecia terminar seu capítulo na Mercedes em alta. Enquanto isso, Alonso fez o pit novamente – aqueles que embarcaram em uma estratégia de duas paradas veriam uma recompensa?

O próximo no radar de Hamilton era Gasly, com os Silver Arrows rapidamente pegando o Alpine. Depois de perguntar sobre a diferença à frente do companheiro de equipe Russell em quarto, Hamilton pareceu surpreso que a resposta fosse "14 segundos" - apenas para então ouvir: "Você consegue fazer isso".

Outro homem em movimento foi Verstappen, que levou P7 de Hulkenberg. Na frente, Norris manteve uma liderança de quatro segundos sobre Sainz, com Leclerc seguindo em terceiro, à frente de Russell, Hamilton e Gasly.

Mais atrás, Piastri evitou por pouco um grande momento na Curva 12 após ter um estalo, a recuperação do homem da McLaren o fez subir para o 12º lugar. O carro #81 tinha Tsunoda do RB na mira na disputa pelo 11º lugar – enquanto Hamilton havia diminuído a diferença para Russell para oito segundos. Será que uma briga interna da equipe aconteceria entre os companheiros de equipe nos estágios finais?

A Ferrari parecia estar fazendo jogos mentais depois de aparecer no pit lane na volta 52, insinuando uma parada para um de seus pilotos – apenas para voltar para a garagem. Enquanto isso, Sainz foi tranquilizado de que tudo estava bem após relatar que ele pode ter atropelado alguma coisa.

À medida que as voltas finais se aproximavam, Leclerc questionou seu engenheiro sobre o quão atrás Sainz estava de Norris, resultando em uma resposta ofensiva do monegasco quando recebeu a informação, com as chances da Ferrari de roubar a coroa de construtores aparentemente diminuídas.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, foi ao rádio para pedir que Russell mantivesse qualquer disputa com Hamilton limpa, com este último se aproximando rapidamente de seu companheiro de equipe. Mas na frente Norris não tinha tais preocupações, o britânico recebeu a bandeira quadriculada para garantir a vitória, bem como confirmou que a McLaren havia conquistado seu primeiro título de construtores desde 1998.

Sainz ficou 5,8s atrás, em segundo, em sua última corrida pela Ferrari, enquanto Leclerc ficou em terceiro para marcar um pódio duplo na Scuderia, talvez algum consolo em um dia em que a equipe viu sua tentativa de conquistar o campeonato de equipes ficar aquém.

Atrás deles, a luta entre os pilotos da Mercedes estava esquentando – e foi Hamilton quem finalmente assumiu a posição, marcando uma recuperação impressionante da P16 no grid. Russell teve que se contentar com o quinto lugar, enquanto Verstappen encerrou sua campanha vencedora do campeonato em sexto.

Gasly ficou em 7º lugar pela Alpine – o que também confirmou que a equipe de Enstone venceu a batalha pelo sexto lugar no campeonato de construtores – com Hulkenberg, Alonso e Piastri completando o top 10.

Albon foi o primeiro dos não pontuadores em 11º, à frente de Tsunoda em 12º, Zhou em 13º em seu último fim de semana pela Kick Sauber e Stroll em 14º. Doohan, enquanto isso, cruzou a linha em 15º em sua estreia pela Alpine.

Magnussen terminou seu tempo com Haas em P16, o dinamarquês o último dos corredores classificados em Abu Dhabi. Lawson foi um aposentado tardio após ser forçado a tirar seu RB fumegante da pista nas voltas finais.

Bottas, Colapinto e Perez completaram os que não conseguiram terminar a final da temporada, com a primeira dupla não tendo conseguido uma vaga no grid em 2025, enquanto o futuro do último permanece incerto após uma temporada difícil.

Citação chave

"É uma sensação incrível, não para mim, mas para toda a equipe", disse Norris. "A equipe fez um trabalho incrível este ano para vir de onde estávamos no começo. Estou muito orgulhoso de todos - foi uma jornada adorável, e terminar a temporada assim é perfeito, então apenas parabéns e um grande obrigado a todos na McLaren, todos na Papaya, todos que nos apoiaram este ano porque foi difícil. Para nós, vencer um construtor depois de 26 anos é muito especial."

O que vem a seguir

A corrida encerrou a temporada de F1 de 2024, mas os carros retornarão ao Circuito de Yas Marina na próxima semana para testes de pós-temporada em 10 de dezembro. Olhando para o futuro, os testes de pré-temporada de 2025 ocorrerão no Bahrein em 26, 27 e 28 de fevereiro, antes da ação começar novamente quando a campanha de 2025 começar na Austrália de 14 a 16 de março.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Água Fria, BA
29°
Tempo nublado
Mín. 20° Máx. 29°
30° Sensação
1.16 km/h Vento
52% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h23 Nascer do sol
05h23 Pôr do sol
Segunda
31° 21°
Terça
31° 21°
Quarta
33° 22°
Quinta
33° 20°
Sexta
30° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 6,06 -0,10%
Euro
R$ 6,22 -0,18%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 674,245,90 -0,10%
Ibovespa
122,350,38 pts 0.92%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias