O Brasil foi derrotado pela Alemanha por 3 a 0, na madrugada deste domingo (29), e encerrou sua participação na United Cup, em Perth, na Austrália. A equipe nacional perdeu os dois jogos de simples e também a partida de duplas mistas.
O primeiro tropeço brasileiro veio com Bia Haddad Maia sendo derrotada por Laura Siegemund por 2 sets a 1. Depois, no masculino, Thiago Monteiro acabou não resistindo a Alexander Zverev, perdendo por 2 sets a 0.
Já no confronto de duplas, Carol Meligeni e Rafael Matos foram derrotados por 2 sets a 0 por Laura Siegemund e Tim Puetz.
O Brasil é o último colocado em seu grupo na United Cup, já que também perdeu por 3 a 0 para a China na última sexta-feira. Ou seja, a equipe acumulou um saldo negativo de seis derrotas em seis jogos na competição.
Alemanha e China vão duelar pelo primeiro lugar da Chave E. O vice-líder do grupo terá que torcer para ter uma das melhores campanhas da disputa para garantir vaga nas quartas de final.
Os jogos
Diante da Laura Siegemund, Bia Haddad, a 17ª ranking, perdeu o primeiro set, mas recuperou-se na parcial seguinte ao bater a adversária por 6-1. Mas, no último set, a alemã, de 36 anos, número 80 no ranking, se impôs diante da brasileira, cravando um 6-4 e a vitória.
Pressionado, Thiago Monteiro acabou não sendo páreo para Zverev, que venceu com um duplo 6-4. No duelo de duplas, o Brasil lutou bastante para buscar o resultado, mas Carol Meligeni e Rafael Matos não conseguiram superar o combinado alemão, que levou o jogo com parciais de 7-6 (10-8) e 6-4.