Atleta da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí (SC), Rafael Matos e o parceiro mineiro Marcelo Melo brilharam na madrugada deste domingo e levantaram o troféu do Rio Open, o maior torneio da América do Sul, com premiação total de US$ 2,5 milhões.
Matos e Melo derrotaram na decisão a dupla dos espanhóis Jaume Munar e Pedro Martinez por 6/2 7/5 após 1h37min de duração na quadra central Guga Kuerten lotada em jogo que terminou depois das 0h30 de domingo no horário de Brasília.
Rafa fatura seu 10º título ATP na carreira e se torna o primeiro brasileiro com dois títulos no evento. Ele e Melo erguem a maior conquista da dupla que havia vencido na grama de Stuttgart, na Alemanha, no ano passado, além de terem ficado com o vice em Washington, nos Estados Unidos, em 2024, e semana passada em Buenos Aires, na Argentina.
"Foi ainda mais especial esse ano, Marcelo é um cara inspirador dentro e fora da quadra, ter essa dupla 100% brasileira também aqui representando no nosso país no Rio Open, maior torneio que temos. Difícil explicar o sentimento, muito feliz ter conquistado esse título ao lado dele. Difícil colocar em palavras, sentimento muito forte. quadra incrível, lotada, pessoal ficou até tarde. Torneio estava muito legal, energia muito alta. Feliz com essa conquista", vibrou Matos.
Com um título e uma final, a dupla subirá ao sexto lugar no ranking de parcerias na temporada.
A equipe ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo conta com o patrocínio da Taroii Group e Promenac Veículos, os co-patrocínios CORE - Clínica de Ortopedia e Reabilitação Esportiva / Marcelo Pfitzer - Fisioterapia / Fort Atacadista e parcerias da FMEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer Itajai, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis.