O Flamengo venceu o Vasco por 2 a 1, de virada, neste sábado (8), no Maracanã, e avançou à sétima final consecutiva de Campeonato Carioca. O Rubro-Negro é o atual campeão do certame e busca a 39ª conquista de Estadual de sua história. Nuno Moreira abriu o placar para o Vasco, mas Bruno Henrique e Luiz Araújo comandaram a remontada do Mengão.
O Flamengo, que ja havia vencido na ida por 1 a 0, no Nilton Santos, aguarda agora a definição do seu adversário na grande decisão. Neste domingo (9), o Fluminense joga contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 18h. Na ida, o Tricolor goleou o oponente por 4 a 0 e praticamente fincou seus pés na final.
O Rubro-Negro ampliou seu tabu frente ao Vasco, chegando ao 10º jogo de invencibilidade diante do rival, com oito triunfos e dois empates. Essa foi a primeira vez no ano que o time comandado por Filipe Luís virou uma partida na temporada. A equipe não perde há 22 jogos, com 16 vitórias e seis empates.
Nos últimos 32 jogos entre os adversários, o Cruz-maltino só venceu duas vezes, a última no dia 5 de março de 2023, em jogo válido pela 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Carioca.
Apesar de mostrar-se bastante aguerrido, o Vasco não conseguiu segurar a vantagem diante de um equilibrado Flamengo, perdendo o terceiro Clássico dos Milhões no ano.
O próximo desafio do Flamengo será justamente a primeira partida da final do Carioca. O jogo acontecerá na quarta-feira, dia 12 de março. O Vasco voltará a campo apenas no dia 30 de março, domingo, quando recebe o Santos, em São Januário, às 18h30, pela rodada inaugural do Brasileirão.
Gol polêmico
Após o português Nuno Moreira colocar o Vasco à frente, fazendo Rossi ser vazado pela primeira vez no Campeonato Carioca, o Flamengo teve que correr atrás para igualar o resultado no Maracanã.
O gol do empate saiu aos 35 minutos, em lance polêmico. Após chute de Arrascaeta, a bola desviou e sobrou para Bruno Henrique empurrar para o fundo das redes.
O lance chegou a ser revisado pelo VAR, mas os critérios adotados pela arbitragem do Campeonato Carioca, engrossando as linhas, colocaram o atacante do Flamengo em condição legal, um lance que foi bastante questionado pelos jogadores vascaínos na volta do intervalo.
100 vezes Bruno Henrique
O gol marcado por Bruno Henrique foi o 100º do atacante com a camisa do Flamengo, e o 22º dele em clássicos cariocas, 11 deles contra o Vasco, sua maior vítima.
Luiz Araújo fecha a conta
Na etapa final, o Vasco não conseguiu manter o ritmo e perdeu ainda Coutinho por lesão. O Rubro-Negro também ganhou preocupações, com a saída de Bruno Henrique, que sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda.
Mas a qualidade da equipe não diminuiu, com Luiz Araújo, substituto de BH, dando números finais à partida ao marcar um belíssimo gol, contando com falha de Lucas Piton e Hugo Moura.