O Liverpool venceu o Southampton por 3 a 1, de virada, neste sábado (8), em Anfield, pela 28ª rodada da Premier League. Os Saints saíram à frente no marcador, com Smallbone, já nos acréscimos da primeira etapa. Mas o líder do Inglês se recuperou na etapa final, com Darwin Núñez e Mohamed Salah, duas vezes de pênalti.
Com o resultado, o Liverpool chegou aos 70 pontos, abrindo 16 pontos de frente para o Arsenal, o vice-líder, e caminhando a passos largos rumo ao título nacional.
Os Reds possuem dois jogos a mais que os Gunners, que entram em campo neste domingo (9), quando visitam o Manchester United, em Old Trafford, às 13h30 (de Brasília).
O Liverpool possui agora sete jogos consecutivos de invencibilidade em todas as competições, com cinco vitórias e dois empates neste período. Pela Premier League, os Reds mantêm a campanha excepcional, com apenas um tropeço no torneio.
O Southampton, lanterna da Premier League, segue cada vez mais próximo do descenso. Os Saints possuem apenas nove pontos, 13 atrás do Wolverhampton, o primeiro time fora do Z3. Foi a quarta derrota consecutiva da equipe na Premier League, a quinta em todas as competições.
Dia de recordes para Salah
Foi mais um dia de Mohamed Salah no Inglês. Se o Liverpool ainda está às voltas com a renovação contratual do egípcio, ele tem feito a atual temporada ser digna do que ele merece.
Com os dois gols deste sábado, Salah chegou a 184 na Premier League, igualando o argentino Sergio Agüero e subindo uma posição na lista de maiores goleadores da história do torneio inglês. Ele e Agüero dividem a quinta posição nesta seleta lista e são os maiores goleadores internacionais da disputa.
Salah está muito próximo de Andrew Cole, quarto colocado na relação de goleadores da Premier League, com 187 tentos. A liderança é de Alan Shearer, com 260 bolas na redes.
Disparado na artilharia da Premier League nesta temporada, o egípcio ainda igualou a marca de Haaland, totalizando 44 participações em gols em uma única temporada do Campeonato Inglês. Salah tem 27 gols e 17 assistências até o momento, e claro, tem tudo para pulverizar a marca do norueguês.
Um outro recorde na conta de Mo? Ele agora é o terceiro maior goleador da história do Liverpool, com 242 gols, atrás apenas de Roger Hunt (285) e Ian Rush (346).
Susto e domínio
Após uma pressão no início do primeiro tempo, o Liverpool deu brechas para que o Southampton gostasse do jogo. O lanterna da Premier League conseguiu domar o ímpeto do adversário e, aos poucos, foi se lançando ao ataque. No fim da etapa inicial, a equipe assustou os presentes em Anfield com um gol de Smallbone em falhas de Van Dijk e Alisson.
Mas, no segundo tempo, os atuais líderes da Premier League encontraram sua melhor forma para derrubar o adversário. Logo aos 5 minutos, Luis Díaz fez uma ótima jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Darwin Núñez empatar.
Dois minutos depois, a precisão de Salah na marca da cal apareceu. A arbitragem marcou pênalti em disputa de Núñez com Smallbone e o egípicio não perdoou. Próximo ao fim do confronto, Sugawara e Díaz disputaram a bola, e o japonês acabou tocando nela com a mão. Novamente na cobrança de pênalti, Salah bateu com categoria e deu números finais ao jogo.
Próximos jogos
A próxima parada do Liverpool será na Champions League, o jogo de volta das oitavas de final contra o PSG, na terça-feira (11), em Anfield, às 17h (de Brasília). Na ida, em Paris, os Reds venceram por 1 a 0.
O Southampton joga apenas no próximo sábado (15), contra o Wolverhampton, às 12h (de Brasília), pela 29ª rodada da Premier League.