O Nottingham Forest venceu o Manchester City por 1 a 0, em casa, neste sábado (8), na abertura da 28ª rodada da Premier League. A partida no City Ground teve poucas chances reais de gol, mas um gol de Hudson-Odoi salvou os anfitriões, que contaram com falha do goleiro brasileiro Ederson no lance decisivo.
Com o resultado, o Forest segue como 3°colocado, com 51 pontos, com o City ocupando a 4ª posição, com 47, vendo o concorrente direto abrir importante vantagem na busca por se manter nas primeiras posições.
O time da casa não vencia há três jogos no Campeonato Inglês. O City perdeu duas das últimas três partidas no torneio, seguindo oscilando e sofrendo com seus desfalques.
O resultado pode fazer o City perder presença no G4 caso o Chelsea vença seu compromisso da rodada. A última vitória do Forest sobre o City havia acontecido em 2009, com o time seguindo firme na caminhada para voltar a uma competição internacional, o que não acontece desde 1995.
O feito do Forest é ainda maior se for comparado duelo entre os dois times pela liga nacional. Foi somente em 1997 que o time venceu o City pela última vez, quando ambos disputavam a Championship. A última derrota do City para este adversário, longe de seus domínios, aconteceu em 1995.
Destaques brasileiros
Em um duelo equilibrado e de raras chances reais de gol, destaque de altos e baixos para o goleiro brasileiro Ederson. Ele foi bem em uma das poucas vezes em que foi exigido, dando um tapa na bola após chute de Elanga, que ainda beijou a trave, no segundo tempo. Instantes depois, ele falhou no único gol do jogo, em chute que se mostrou defensável.
Um outro brasileiro, do lado do Forest, teve atuação mais regular. O zagueiro Murillo, recém-convocado para a Seleção, conseguiu anular a força ofensiva do City, temida dentro e fora da Inglaterra.
Na próxima rodada, o Forest enfrenta o Ipswich, fora de casa, no sábado (15). O City encara o Brighton, em casa, no mesmo dia, com os dois duelos sendo válidos pela 29ª rodada.
Forest bem na defesa
O primeiro tempo teve mais posse de bola do Manchester City, que não conseguiu ser dominante. Haaland e Nico, este com um chute na trave, de fora, conseguiram levar perigo diante de um Forest bem postado em sua defesa.
Cada time chutou no alvo uma única vez, apesar da diferença no número de finalizações (8 a 2 para o City).
No segundo tempo, os donos da casa melhoraram, mesmo seguindo com menos posse de bola. O Forest teve sua melhor oportunidade aos 21 minutos com Hudson-Odoi, que encontrou espaço para um chute rasteiro.
Ederson salva antes de falhar
Ederson foi bem na defesa por baixo, com muita gente na sua frente, vendo a bola bater na trave para alívio dos Citizens. O time do técnico Guardiola não conseguia levar perigo, vendo limitadas suas ações ofensivas, pouco ameaçando a meta de Sels.
O Forest, ciente de que o empate não era um resultado ruim, manteve a boa postura defensiva. Uma virada de bola aos 38 minutos achou Hudson-Odoi livre na ponta direita. O atacante aproveitou o espaço para entrar na área e bater entre Ederson e a trave, com o brasileiro sofrendo um gol defensável, que castigou os visitantes pela postura pouco agressiva.