O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0 neste sábado (15), no Castelão, pelo jogo de ida da final do Campeonato Cearense. O clássico teve poucas chances e foi decidido perto do fim, em pênalti convertido por Fernando Sobral. Pol Fernández foi expulso por uma agressão logo depois.
O Ceará joga por um empate na volta para conquistar o bicampeonato cearense. A finalíssima é no próximo sábado (22), às 16h30, também no Castelão. O duelo também vale a hegemonia do estado, já que o Vozão e o Fortaleza possuem 46 títulos cada.
O Fortaleza precisa vencer por um gol de diferença para forçar os pênaltis, e por dois ou mais para ser campeão no tempo normal. O Laion luta contra a instabilidade recente, pois sótem duas vitórias nos últimos sete jogos em todas as competições (1E, 4D).
Antes da decisão, Ceará e Fortaleza têm compromissos pela Copa do Nordeste na quarta-feira (19). O Alvinegro recebe o Juazeirense às 19h, enquanto o Tricolor visita o Sousa-PB às 21h30.
Domínio do Vozão
O Ceará tem levado vantagem sobre o Fortaleza no Clássico-Rei. O Vozão está invicto há sete jogos no duelo, com três vitórias e quatro empates. O Laion possui apenas um triunfo nos últimos 11 confrontos diretos (4E, 6D).
O Fortaleza vive um período de glórias sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, mas o Ceará é uma pedra no sapato do argentino. Em 22 clássicos, o técnico tem 5 vitórias, 7 empates e 10 derrotas.