O Internacional segurou empate com o Grêmio em 1 a 1 neste domingo (16), no Beira-Rio, e conquistou o seu 46º título gaúcho. Depois da ótima vantagem construída na casa do rival, o Colorado foi melhor na finalíssima e garantiu o título. Enner Valencia abriu o placar para os mandantes e Wagner Leonardo deixou tudo igual.
A conquista em cima do Grêmio encerra um jejum de 9 anos sem título estadual do Internacional. O último Gauchão do Colorado havia sido em 2016, quando bateu o Juventude na decisão. O triunfo também evitou que o Tricolor igualasse o octacampeonato gaúcho, marca que só o Inter possui, entre 1969 e 1976.
Campeão em todos os anos desde 2018, o Grêmio viu cair sua hegemonia estadual e sem vencer nos jogos finais, algo que não acontecia desde 2020. Além das duras derrotas no clássico, a fase do Imortal é preocupante. A equipe de Gustavo Quinteros venceu apenas um dos últimos 6 jogos que disputou.
As duas equipes agora se concentram na disputa do Brasileirão, que começa daqui duas semanas. O Internacional estreia contra o Flamengo em 29 de março; o Grêmio inicia sua trajetória diante do Atlético-MG no mesmo dia.
Inter começa melhor
Com o título em jogo, a partida começou em ritmo acelerado. O Grêmio tinha mais a posse de bola, mas o Inter criava as chances mais perigosas. Porém, após um início intenso, o duelo foi ficando mais travado com o passar do tempo.
O Grêmio não criou nenhuma grande oportunidade até o intervalo, mas assustou em finalizações de fora da área de Camilo e Cristian Olivera. O Inter reclamou muito de um pênalti no último ataque do primeiro tempo. Victor Gabriel cabeceou em dividida com Lucas Esteves e, segundo o Colorado, o jogador do Tricolor teria tocado com a mão na bola. O VAR analisou e considerou que não houve toque.
Um gol para cada lado
Dono da vantagem por dois gols, o Inter a ampliou no início do segundo tempo. Enner Valencia cobrou uma falta com perfeição e marcou um golaço. Porém, o Grêmio reagiu rápido e deixou tudo igual com Wagner Leonardo. O zagueiro aproveitou cruzamento de Lucas Esteves na área e desviou para o gol.
O Grêmio se animou com o gol de empate e buscou uma improvável reação. Apesar da empolgação gremista, o Inter foi muito eficiente para esfriar o jogo e não deixar que uma virada fosse ensaiada. Os minutos finais foram marcados por muita confusão e expulsões.