A França venceu a Croácia por 5 a 4 nos pênaltis neste domingo (23), no Stade de France, em Paris, após triunfar no tempo regulamentar por 2 a 0, e avançou às semifinais da Liga das Nações da UEFA. Contando com o apoio de sua torcida, os Bleus devolveram o placar do jogo da ida, vencido pelos croatas, em Split, mas só conseguiram destravar a classificação nos pênaltis, onde Maignan brilhou com duas defesas.
Olise foi um dos destaques da seleção francesa, fazendo o primeiro gol e dando a assistência para o tento marcado por Dembélé. Os Bleus tentaram de todas as formas a classificação sem o drama dos pênaltis, mas Livakovic teve uma noite inspirada. Foram 28 tentativas de gol por parte do time da casa contra cinco da Croácia. Mbappé passou em branco, apesar de oportunidades claras.
O jogo estendeu-se com uma desgastante prorrogação, mas a decisão ficou para a marca da cal. De cara, Baturina parou em Maignan, depois foi a vez de Ivanovic isolar. A França, que vinha até então perfeita, trouxe emoção à disputa em erro de Koundé. Theo Hernández teve a bola da classificação nos pés, mas bateu de canhota para fora.
Só que nas alternadas, a valente Croácia não resistiu. Maignan defendeu a cobrança de Stanisic, sua segunda no confronto, e Upamecano, logo em seguida, colocou a França na semifinal.
Espanha no caminho
Na próxima fase da Nations League, os Bleus terão como rival a Espanha, que também se classificou com uma vitória nos pênaltis sobre a Holanda. O duelo reedita a semifinal da última Eurocopa, quando La Roja derotou os Bleus de virada por 2 a 1, com gols de Yamal e Dani Olmo.
Esta partida acontecerá no dia 5 de junho, na MHPArena, em Stuttgart. A Alemanha será sede do Final Four da Nations League. A decisão será em 8 de junho, na Allianz Arena. No mesmo dia, a MHPArena recebe a disputa pelo terceiro lugar.