A Espanha venceu a Holanda nos pênaltis neste domingo (23), no Mestalla, em Valência, e avançou às semifinais da Liga das Nações. O duelo terminou em 3 a 3 após o tempo normal e a prorrogação, sempre com a Laranja Mecânica buscando o empate.
A adversária da Espanha na semi é a França, que eliminou a Croácia também nos pênaltis. O duelo em jogo único está marcado para 5 de junho, em Stuttgart, na Alemanha.
Memphis Depay foi titular e fez o primeiro gol da Holanda, de pênalti, no início do segundo tempo. O atacante do Corinthians atingiu a marca de 100 jogos pela seleção e se aproximou do topo da artilharia histórica da Laranja Mecânica.
Oyarzabal marcou os dois da Espanha no tempo normal. O primeiro saiu de pênalti, no começo da partida, e o segundo veio na metade do segundo tempo. Maatsen deixou tudo igual aos 34 e forçou a prorrogação.
No tempo extra, Lamine Yamal recolocou a Espanha à frente com um belo gol no primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, a Holanda teve mais um pênalti, desta vez convertido por Xavi Simons.
Na disputa das penalidades, Noa Lang e Yamal foram os primeiros a errar. Na sexta cobrança holandesa, Donyel Malen parou em Unai Simón, e Pedri aproveitou a oportunidade na sequência para classificar os espanhóis.