Às vésperas da Copa do Mundo de MTB XCO 2025, a Decathlon Ford Racing Team chega à competição com uma ambição ousada: brilhar nas trilhas e inspirar uma nova geração de ciclistas de montanha — com destaque para a presença feminina, reforçando, inclusive, o movimento #MovendoTodas, iniciado em março deste ano. Composta por cinco atletas de elite, sendo três mulheres no time principal, a equipe conta com o que há de mais inovador em equipamento da marca própria de MTB, a Rockrider, e representa um manifesto claro por mais igualdade de gênero no esporte agora nas etapas iniciais em Minas Gerais.
A primeira etapa em Araxá-MG ocorreu entre os dias 3 e 6 de abril, fim de semana passado, e levou dois dos atletas do Decathlon Ford Racing Team ao primeiro lugar da competição no XCO (Cross Country Olímpico), sendo eles a neozelandesa Samara Maxwell e o francês Victor Koretzky.
Apesar de o mountain bike ainda ser majoritariamente masculino — com cerca de 84% dos praticantes sendo homens —, ampliar a visibilidade e criar oportunidades para as mulheres é fundamental para transformar a modalidade de forma duradoura. É com essa visão que nasce o novo time da Decathlon Ford Racing Team: diverso, internacional e conectado com os valores de representatividade que a marca preza posicionar nas trilhas do futuro.
“O mountain bike sempre foi um esporte que desafia limites, mas a inclusão de gênero ainda é um dos grandes desafios. Na Decathlon, temos como missão tornar o esporte acessível para todos. Se nossas atletas puderem inspirar mais mulheres a subirem na bike, nossa missão estará cumprida”, afirma Samuel Rocès, gerente geral da Decathlon Ford Racing Team.
Mais do que competir, a equipe tem um propósito: promover um futuro mais aberto, dinâmico e de alta performance no ciclismo. A Decathlon se posiciona como um agente ativo dessa transformação.
Rockrider: inovação a serviço da performance
Mais do que um projeto esportivo, a equipe profissional é um verdadeiro laboratório de inovação. A partir do feedback direto dos atletas, cada componente das bicicletas — da performance ao design, passando pela segurança — é desenvolvido com os melhores materiais e tecnologias, testados nas condições mais extremas.
O objetivo é claro: democratizar essas inovações. Os produtos utilizados nas provas de alto nível estão disponíveis nas lojas Decathlon de todo o Brasil e no e-commerce da marca, permitindo que qualquer ciclista tenha acesso ao que há de melhor em performance.
O time e as ambições para 2025
A Decathlon Ford Racing Team vai além das pistas. A equipe atua como plataforma para promover o mountain bike e torná-lo mais inclusivo. Conheça os atletas que estão liderando essa nova era:
Savilia Blunk (EUA) – Campeã nacional dos EUA, 5ª colocada na Copa do Mundo XCO, 12ª nas Olimpíadas de Paris
Samara Maxwell (Nova Zelândia) – Campeã nacional XCO-XCC-XCM, campeã da Oceania, 8ª nas Olimpíadas de Paris
Greta Seiwald (Itália) – 3ª colocada no Campeonato Italiano de XCO, 5ª no Campeonato Europeu
David List (Alemanha) – 10º no Mundial de XCO, 6º no Campeonato Europeu
Joshua Dubau (França) – 15º no Mundial de XCO
Em 2024, a equipe conquistou 8 pódios em etapas da Copa do Mundo, 23 pódios em provas UCI e marcou presença nas Olimpíadas de Paris, com atletas entre os 10 primeiros. Para 2025, o objetivo é ambicioso: garantir um lugar fixo entre os 5 melhores times do mundo.
Onde acompanhar a equipe em 2025
A jornada da Decathlon Ford Racing Team poderá ser acompanhada pela televisão e online:
Transmissões: L’Équipe TV e Eurosport
Etapas confirmadas:
3 a 6 de abril – Araxá, Brasil
10 a 12 de abril – Araxá, Brasil
23 a 25 de maio – Nové Město na Moravě, República Tcheca
5 a 8 de junho – Leogang, Áustria
20 a 22 de junho – Val Di Sole, Itália
9 a 13 de julho – Andorra
21 a 31 de agosto – Haute-Savoie, França
18 a 21 de setembro – Lenzerheide, Suíça
3 a 5 de outubro – Lake Placid, EUA
9 a 12 de outubro – Mont-Sainte-Anne, Canadá