O Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0, neste domingo (11), pela 8ª rodada do Brasileirão, na Arena Barueri. O clássico paulista foi disputado com equilíbrio, mas o Verdão conseguiu controlar a posse de bola e criar as melhores oportunidades. Ainda assim, a vitória alviverde só saiu nos acréscimos, com a estrela de Vitor Roque.
O resultado fez o Palmeiras retomar a liderança do Brasileirão, com 19 pontos, dois a mais que o vice-líder Flamengo. O maior campeão nacional ampliou para oito jogos sua invencibilidade contra o São Paulo, com quatro vitórias e quatro empates desde 2023. Na quinta-feira (15), o time de Abel Ferreira recebe o Bolívar, no Allianz Parque, pela Libertadores.
O São Paulo não conseguiu segurar o empate como visitante e está em situação muito incômoda na classificação. O Tricolor Paulista é 15º, com 9 pontos, apenas dois acima do Z4. Após oito jogos, o time de Zubeldía só venceu uma partida no Brasileirão. Na quarta-feira (14), a equipe enfrenta o Libertad, também pela Libertadores.
Vitor Roque de novo
O camisa 9 do Palmeiras demorou a desencantar, mas quando o fez na semana passada contra o Vasco, abriu um portal do seu futebol. O Verdão foi superior ao São Paulo em boa parte do jogo, inclusive no segundo tempo. Paulinho teve boa chance, assim como Flaco López, e Estêvão foi a válvula de escape mais perigosa.
Apesar da superioridade alviverde, o São Paulo também incomodou e poderia ter saído na frente. Ferreira e Oscar pararam em boas defesas de Weverton.
O Choque-Rei permaneceu empatado até os acréscimos, quando Vitor Roque aproveitou rebote de Rafael - após chute de Felipe Anderson - e marcou o gol da vitória do Palmeiras. O lance foi inicialmente anulado por impedimento, mas o VAR confirmou o gol.
Primeiro tempo morno
Palmeiras e São Paulo não fizeram um grande início de clássico. Os mandantes buscavam ter mais protagonismo e criaram perigo quase sempre no talento de Estêvão. O Tricolor pouco fez ofensivamente e se concentrou mais em não sofrer na defesa.