O Capital-DF venceu o Botafogo por 1 a 0, nesta quinta-feira (22), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em duelo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Rodriguinho abriu o placar para os donos da casa, no primeiro tempo, em um golaço de fora da área. Como já havia vencido a ida por 4 a 0, o Botafogo avançou, sem grandes problemas, para as oitavas de final.
O próximo adversário do Botafogo será conhecido via sorteio. Enfrentar o atual campeão brasileiro e da Libertadores foi uma missão pesada demais para o Capital, que foi até onde pôde no torneio eliminatório.
A grande vantagem construída no jogo de ida fez o técnico Renato Paiva, do Botafogo, preservar seus titulares e colocar em campo uma equipe alternativa.
O Capital volta a jogar no domingo (25), fora de casa, contra o Goianésia, pela 6ª rodada da Série D. Na terça-feira (27), o Botafogo joga em casa contra a Universidad do Chile em duelo da última rodada da fase de classificação da Libertadores.
Bota acomodado
Sem sua força total e com larga vantagem no agregado, o Botafogo não fez muita força na etapa inicial. A melhor chance veio com Alex Telles, em cobrança de falta que acertou a trave candanga. O Capital abaixava suas linhas para sair no contra-ataque e contou com falha do Glorioso para abrir o placar.
Um passe errado de Elias Manoel armou contra-ataque para o time da casa, com Rodriguinho recebendo na intermediária e arriscando de muito longe. O chute com rara felicidade acertou o ângulo do goleiro Raul, que havia saído do banco para substituir o lesionado Léo Linck.
O Botafogo só não foi para o intervalo em igualdade por conta do goleiro Reynaldo. Em rápido contra-ataque, ele fez dupla defesa nos chutes de Ponte e Patrick de Paula, com esta segunda tentativa vindo em um rebote à queima-roupa.
Segundo tempo moroso
O Botafogo ganhou força aos 10 minutos do segundo tempo com a entrada de três titulares: Rwan Cruz, Jeffinho e Vitinho. Isso na teoria. Porque, na prática, a parte ofensiva do Glorioso seguiu com pouca inspiração, com o jogo caindo de ritmo no segundo tempo. Os dois times pareciam satisfeitos com o resultado.
O Capital, por vencer um time da elite e o Botafogo, por garantir vaga na próxima fase, seu principal objetivo, decepcionando o torcedor alvinegro que compareceu ao Mané Garrincha em busca de ver uma vitória em rara presença do time do coração na capital federal.