Com apenas 6 anos de idade, Bento Aulicino acaba de conquistar um feito inédito: tornou-se o mais jovem bicampeão estadual da história do xadrez brasileiro. A marca foi alcançada com a vitória no Campeonato Paulista de Xadrez 2025 – Categoria Sub-8 Absoluto, reforçando um feito inédito no xadrez brasileiro.
A competição foi realizada no Colégio Santa Maria em Santos -SP neste último final de semana e reuniu jovens talentos do xadrez de todo o estado. Em 2024, Bento venceu pela primeira vez o Campeonato Paulista Sub-8, com apenas cinco anos de idade. No mesmo ano, foi reconhecido como Candidato a Mestre Nacional (CMN) durante o Festival Sudeste da Criança e Juventude, e representou o Brasil no Mundial Escolar, que aconteceu em Callao- Peru e no XVIII Panamericano Escolar, no Paraguai, ficando entre os dez melhores do continente nas modalidades Clássico e Rápido. E, com o bicampeonato, confirmou o seu grande talento.
Já na categoria sub-12, Sophya Pupo, de 11 anos, brilhou ao conquistar o inédito título estadual, além da conquista de Sophya, Ana Helena ficou em 4º, empatada em número de pontos com a 2ª, e também subiu ao pódio.
Bento começou a jogar aos 3 anos e desde então vem acumulando títulos, reconhecimentos e admiradores por todo o país. O atleta mirim integra desde março de 2025 a Equipe Santos Xadrez, projeto pioneiro do Santos Futebol Clube que incluiu o xadrez como modalidade oficial. Treinando com alguns dos maiores nomes do país – MN Gerson Peres, MI Nathan Filgueiras e MN Kleyton Lima – o jovem enxadrista se destaca por sua técnica refinada, disciplina e paixão pelo jogo.
Mais do que vitórias, Bento Aulicino simboliza uma nova geração de atletas brasileiros e o potencial transformador do xadrez na infância, promovendo habilidades como raciocínio lógico, resiliência e concentração desde cedo.