A Austrália garantiu nesta terça-feira (10) a sétima presença - a sexta consecutiva - na Copa do Mundo. A 23ª edição do Mundial está marcada para 2026 e contará novamente com o time da Oceania, que venceu a Arábia Saudita, fora de casa, por 2 a 1, na 10ª e última rodada das Eliminatórias Asiáticas.
QUALIFIED!!! 🙌🤩
— Subway Socceroos (@Socceroos) June 10, 2025
For the sixth consecutive time, we’re going to the #FIFAWorldCup ✈ï¸ðŸŒŽðŸ†ðŸ‡¨ðŸ‡¦ðŸ‡²ðŸ‡½ðŸ‡ºðŸ‡¸#Socceroos #ForeverGolden pic.twitter.com/hGhsOfZ9Rq
Em duelo do Grupo C da terceira fase de qualificação asiática, os australianos venceram com gols de Connor Metcalfe e Mitchell Duke. Abdulrahman Alobud abriu o placar para os sauditas, que acabaram tomando a virada diante da sua torcida. Na reta final, o goleiro Mathew Ryan defendeu um pênalti para confirmar os três pontos dos Socceroos.
O time da Oceania chegou para o confronto com a classificação já encaminhada. A vaga no Mundial dos EUA, México e Canadá estaria certa até mesmo com uma derrota de quatro gols. Depois de sair atrás, os australianos mostraram poder de reação para igualar e virar o marcador, sem dar brecha para qualquer zebra.
FT in Jeddah | WE'VE DONE IT. WE'RE HEADING TO ANOTHER #FIFAWORLDCUP! 💚💛🙌ðŸ‘#Socceroos #KSAvAUS pic.twitter.com/Nei7TvKbY8
— Subway Socceroos (@Socceroos) June 10, 2025
A Austrália terminou no segundo lugar do grupo, com 19 pontos, atrás do também classificado Japão, que fechou com 23. A Arábia Saudita, com 13 pontos e a Indonésia, com 12, seguem para uma nova fase das Eliminatórias para buscar a sonhada classificação. Duas vagas estarão em jogo contra Emirados Árabes, Catar, Iraque e Omã.
A Austrália, 11ª colocada no Mundial de 2022, aumentou para 11 a lista de seleções qualificadas, juntando-se a Argentina (América do Sul), Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia) e Nova Zelândia (Oceania). Estes times fazem companhia aos três países-sede.
A 23ª edição da Copa do Mundo vai acontecer entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.