O Uruguai venceu a Venezuela por 2 a 0 nesta terça-feira (10), no estádio Centenário, em Montevidéu, pela 16ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Rodrigo Aguirre e Arrascaeta, com um belíssimo gol de fora da área, foram às redes na vitória da Celeste Olímpica.
Com o resultado, o time comandado pelo técnico Marcelo Bielsa ficou próximo de carimbar seu passaporte para a próxima Copa do Mundo, além de deixar a Seleção Brasileira a uma vitória do Mundial.
O Uruguai ocupa a quinta colocação, com 24 pontos. A Celeste não vencia há quatro jogos, com duas derrotas e dois empates neste período. Na última rodada, a seleção uruguaia havia perdido para o Paraguai por 2 a 0, em Assunção.
Arrascaeta vive um dos melhores momentos de sua carreira. Artilheiro do Brasileirão, com nove gols e quatro assistências, o meia acertou um chutaço de média distância para anotar seu 13º tento em 29 partidas nesta temporada. Foi o primeiro gol pela seleção de seu país neste ano, o 11º em sua trajetória pela Celeste. Dois desses gols foram anotados em Copas do Mundo.
Apesar do tropeço, a Venezuela permanece em 7º lugar, com 18 pontos, e só depende de si para ao menos garantir uma vaga na repescagem. A preocupação da Vinotinto é a Bolívia, que está em sua cola. La Verde venceu o Chile por 2 a 0 nesta terça-feira e é a oitava colocada, com 17.
A próxima Data FIFA encerra a disputa das Eliminatórias. O Uruguai recebe o Peru, em Montevidéu, e depois finaliza sua participação contra o Chile, em Santiago. A Venezuela visita a Argentina, e depois recebe a Colômbia, em casa, na rodada derradeira.