O Equador empatou com o Peru em 0 a 0 nesta terça-feira (10), no Estádio Nacional, em Lima, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, e sacramentou sua classificação à próxima Copa do Mundo. Será a quinta participação de La Tri na maior competição do planeta. Em 2022, no Catar, o time de Enner Valencia e cia. caiu ainda na fase de grupos.
Com o empate, o Equador chegou aos 25 pontos e retomou a vice-liderança que estava nas mãos do Brasil, que mais cedo derrotou o Paraguai por 1 a 0, em São Paulo, e também se garantiu na próxima Copa do Mundo. Os equatorianos seguraram o resultado com um a menos, já que Alan Franco foi expulso na etapa final.
Tanto Equador quanto Brasil não podem mais ser alcançados pela Venezuela, a sétima colocada, com 18 pontos. As duas seleções se juntam à Argentina, que já estava garantida no Mundial de 2026.
Apesar da Data FIFA sem vitórias, La Tri chegou ao nono jogo consecutivo de invencibilidade no torneio qualificatório. Nas duas rodadas finais, o Equador terá como rivais Paraguai, fora de casa, e Argentina, como mandante.
Do outro lado, o Peru é o vice-lanterna das Eliminatórias, com apenas 12 pontos, e está praticamente fora da luta pela repescagem ao próximo Mundial. A equipe está seis pontos atrás da sétima colocada Venezuela e ainda possui menos sete gols de saldo.
Nas rodadas finais do torneio qualificatório, o Peru vai enfrentar o Uruguai (fora), e o Paraguai (casa).