O Bahia venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (12/06/25), no estádio Municipal Cicero De Souza Marques, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão de Aço dominou o Massa Bruta e triunfou com gols de Luciano Juba, Guilherme Lopes (contra) e Michel Araújo.
Com o resultado, o Tricolor de Aço voltou a zona de classificação à Libertadores. O Esquadrão agora ocupa a 5ª posição do certame, com 21 pontos conquistados, a apenas três pontos do líder Flamengo, que não joga na rodada devido a disputa do Mundial de Clubes. Já o Red Bull Bragantino, por sua vez, permaneceu na terceira posição, com 23 unidades somadas.
O próximo desafio do Esquadrão de Aço pelo Brasileirão será contra o Atlético-MG, em julho. Já o time de Bragança Paulista volta a atuar em julho, contra o Corinthians, na Neo Química Arena.
Existe a possibilidade do Bahia disputar as quartas de final da Copa do Nordeste ainda neste mês, embora a CBF não tenha confirmado datas e horários.
O JOGO
Com apenas dez minutos da primeira etapa, o Bahia ficou com um a mais em campo. Após pequena lambança na defesa do Red Bull Bragantino, a bola sobrou limpa para Ademir avançar em direção ao gol, mas o camisa 7 tricolor foi derrubado por Andrés Hurtado. No campo, o árbitro Lucas Paulo Torezin mandou o lance seguir, mas após recomendação do VAR, o juiz foi à telinha na beira do gramado, e depois de análise minuciosa, advertiu o jogador do Braga com cartão vermelho.
Sem muita criatividade ofensiva, bastou o Bahia criar uma grande jogada de perigo para abrir o placar do jogo. Aos 39 minutos do primeiro tempo, uma tabela envolvente entre Luciano Juba e Willian José — que, como um “camisa 9 de ofício”, fez o pivô —, resultou na devolução da bola para o lateral-esquerdo, que com calma, cara a cara com Cleiton, mandou a bola para o fundo da rede adversária. Um a zero Bahia na reta final da etapa inicial.
Embalado após abrir o placar, o Esquadrão quase ampliou na reta final do primeiro tempo. Já nos acréscimos, a equipe comandada por Rogério Ceni “brincou de trocar passes dentro da área adversária”, e acabou perdendo uma grande chance. Em uma belíssima jogada que envolveu Willian José, Ademir, Luciano Juba, e Willian José novamente, a bola ficou com Jean Lucas, que não finalizou bem e perdeu a oportunidade de ampliar o marcador.
No entanto, apesar do preciosismo no lance anterior, o gol não fez falta. Isso porque poucos minutos depois, o Bahia marcou o segundo tento do jogo. O atacante Willian José — novamente ele — encontrou Éverton Ribeiro na infiltração, e o camisa 10 finalizou no peito do goleiro Cleiton, mas após “bate e rebate”, a bola bateu na defesa do Red Bull Bragantino e foi parar no fundo da rede. Final do primeiro tempo, dois a zero Tricolor de Aço e um jogador a mais.
No segundo tempo, a partida começou mais agitada. Logo nos primeiros minutos, o Red Bull Bragantino — com um jogador a menos desde os dez minutos da etapa inicial — quase diminuiu o placar após cobrança de falta. Em cobrança direta de Jhon Jhon, a bola desviou na barreira e quase “matou” Marcos Felipe, mas a bola acabou indo para fora. Já aos 15 minutos, foi a vez de Isidro Pitta tentar diminuir o marcador. O paraguaio recebeu a bola próximo a entrada da área, girou o corpo, ajeitou e chutou com perigo contra a meta defendida por Marcos Felipe.
Apesar do bom começo de segunda etapa do Red Bull Bragantino, a ausência de um jogador em campo pesou para a equipe paulista, e sem muita dificuldade, o Bahia marcou o terceiro gol do jogo. Erick Pulga recebeu no lado do campo e tocou para Michel Araújo na área intermediária, e bastou o camisa 15 ajeitar a bola e mandar um belo chute para o fundo do gol.
Após 35 anos, o Bahia finalmente venceu o Bragantino em Bragança Paulista. Historicamente, jogar em Bragança Paulista, mais especificamente no Nabi Abi Chedid, ou melhor, o “Nabizão”, sempre foi uma “pedra” na chuteira do Esquadrão.
FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO 0 X 3 BAHIA
Local: Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP)
Data: 12 de junho, quinta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Eduardo Sasha (Bragantino); Gilberto, Willian José, Luciano Juba (Bahia)
Cartões vermelhos: Andrés Hurtado (Bragantino)
Gols: Luciano Juba, aos 40' do 1ºT; Guilherme Lopes, aos 51' do 1ºT; Michel Araújo, aos 28' do 2ºT (Bahia)
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán Rodriguez e Guilherme Lopes; Gabriel, Eric Ramires (Matheus Fernandes) e Jhon Jhon (Fabinho); Lucas Barbosa (Eduardo Santos), Eduardo Sasha (Isidro Pitta) e Vinicinho (Nathan Mendes)
Técnico: Fernando Seabra
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Cauly) e Everton Ribeiro (Michel Araújo); Ademir (Kayky), Erick Pulga e Willian José (Tiago)
Técnico: Rogério Ceni