17°C 25°C
Água Fria, BA
Publicidade

Max Verstappen supera as McLarens e conquista a pole position do GP da Grã-Bretanha de F1

Verstappen fez uma grande classificação na Fórmula 1

Redação EF
Por: Redação EF Fonte: Flashscore
05/07/2025 às 14h19
Max Verstappen supera as McLarens e conquista a pole position do GP da Grã-Bretanha de F1
Foto: Divulgação / Formula 1

Max Verstappen conquistou a pole position no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com o piloto da Red Bull disparando com uma volta impressionante e ficando na frente do grid, à frente das McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris.

Continua após a publicidade

Embora Piastri tenha garantido a pole provisória durante as primeiras voltas do Q3, o australiano cometeu um erro na última tentativa e não conseguiu melhorar. Mas Verstappen completou sua volta com perfeição e foi o mais rápido, com um tempo de 1m24s892, ficando 0s103 à frente da McLaren de Piastri.

O outro carro de Lando Norris largará em terceiro, com o britânico também incapaz de melhorar seu tempo anterior em sua última volta rápida. George Russell seguiu pela Mercedes em quarto, enquanto Lewis Hamilton terminou em quinto, apesar do piloto da Ferrari ser o adversário mais próximo de Piastri nas primeiras voltas.

O companheiro de equipe de Hamilton, Charles Leclerc, ficou em sexto, com Kimi Antonelli, da Mercedes, ficando em sétimo, à frente de Ollie Bearman em oitavo, embora o piloto da Haas vá largar perto do final do grid graças a uma penalidade de 10 posições no grid por uma infração de bandeira vermelha no terceiro treino.

Continua após a publicidade

Fernando Alonso colocou seu Aston Martin em nono lugar, enquanto Pierre Gasly ficou em um impressionante 10º lugar ao volante do Alpine.

A Williams teve um dia decepcionante, com Carlos Sainz e Alex Albon saindo do Q2 em 11º e 14º, respectivamente. Foi também mais uma saída difícil para Yuki Tsunoda, que terminou em 12º pela Red Bull.

Isack Hadjar, da Racing Bulls, ficou em 13º lugar, com o Haas de Esteban Ocon sendo o último carro a ficar de fora da disputa pelos 10 primeiros, na 15ª posição.

Houve drama no Q1 quando Franco Colapinto, da Alpine, rodou e bateu nas barreiras na última curva, provocando bandeiras vermelhas e deixando o piloto argentino na P20.

Continua após a publicidade

Também eliminados no primeiro segmento da qualificação — que viu todo o grid, exceto Colapinto, coberto por apenas seis décimos — estavam Liam Lawson, da Racing Bulls, em 16º, a dupla da Kick Sauber, Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg, em 17º e 19º, respectivamente, e Lance Stroll, da Aston Martin, entre eles, em 18º.

COMO ACONTECEU

Q1 – Verstappen é o mais rápido enquanto Colapinto traz bandeiras vermelhas
Após três sessões de treinos movimentadas – cada uma com um piloto diferente no topo da tabela de tempos – chegou a hora da tão aguardada sessão classificatória de sábado. Russell conquistou a pole position em casa em 2024, mas quem se colocaria na frente do grid desta vez?

Bortoleto foi o primeiro a entrar na pista quando o sinal verde sinalizou o início do Q1, após a equipe Kick Sauber ter consertado o carro a tempo após o brasileiro rodar na brita durante o TL3. O tempo parecia seco, mas Gasly insinuou uma mudança ao comunicar pelo rádio "uma garoa".

Conforme o resto do pelotão começou a surgir — todos usando pneus macios C4 — Piastri foi o mais rápido nas primeiras voltas, com sua volta de 1m 26.002s o colocando 0.039s à frente de Verstappen em segundo e Alonso em terceiro.

Houve drama a pouco mais de oito minutos do fim, quando Colapinto teve um momento na última curva e rodou contra as barreiras, provocando a bandeira amarela. O piloto da Alpine inicialmente reagiu antes de sair da pista novamente perto da saída dos boxes, resultando no acionamento da bandeira vermelha para que o carro do argentino pudesse ser recuperado.

Quando a sessão foi retomada, faltando seis minutos e 49 segundos, os pilotos em risco eram Bortoleto, Ocon, Hulkenberg, o acidentado Colapinto e Gasly, com Tsunoda na bolha, na 15ª posição — enquanto o líder Piastri afirmou que as gotas de chuva pareciam "piores do que antes".

Albon melhorou e subiu para terceiro, enquanto Verstappen e Piastri trocaram as voltas mais rápidas no topo da tabela de tempos. Em outros lugares, Hamilton e Leclerc pareciam estar potencialmente em risco, em 11º e 13º, com Hamilton sendo informado de que não tinha combustível suficiente para mais uma volta.

Leclerc subiu para a nona posição, enquanto Hamilton foi empurrado para a 14ª posição, mas se manteve fora da zona de eliminação, e Sainz subiu para a oitava. Outros não tiveram a mesma sorte, no entanto; Lawson saiu em 16º, um contraste com sua sexta posição no grid da última vez na Áustria.

Os Kick Saubers de Bortoleto e Hulkenberg saíram em 17º e 19º, respectivamente, com Stroll espremido entre eles em 18º, enquanto o já mencionado Colapinto terminou o segmento em 20º após seu acidente. Tirando Colapinto, todo o grid estava coberto por apenas seis décimos em um Q1 incrivelmente acirrado.

Nocauteados: Lawson, Bortoleto, Stroll, Hulkenberg, Colapinto

Q2 – Hamilton lidera Leclerc, Williams enfrenta dupla eliminação
Após um início tranquilo, Verstappen liderou o grid no início do Q2 em Silverstone. O holandês logo foi o mais rápido, com 1m25s316 – antes de Piastri, incrivelmente, marcar exatamente o mesmo tempo, indo para a P2, já que havia estabelecido seu tempo depois de Verstappen.

Mais ainda estava por vir de Norris, que superou os dois pilotos por 0,085s e chegou ao topo, uma visão bem-vinda para os fãs que assistiam em sua arquibancada. Mais atrás, Hamilton, Antonelli, Leclerc, Gasly e Tsunoda eram os nomes em risco entre os cinco últimos, todos com pneus usados ​​em suas primeiras voltas.

Alonso, por sua vez, não ficou impressionado após encontrar um Antonelli lento, com o bicampeão mundial chamando o incidente de "louco" antes de sugerir que o italiano - que já perdeu três posições no grid devido ao acidente na primeira volta na Áustria - receberia uma punição.

À medida que o segmento se aproximava dos minutos finais, todos estavam de volta à pista, em um esforço para melhorar e entrar no top 10. Os carros da Scuderia colocaram pneus novos para esta corrida, permitindo que Leclerc fosse o mais rápido inicialmente, mas Hamilton disparou para a liderança da tabela de tempos com 1m25s084, pouco menos de cinco centésimos de vantagem sobre seu companheiro de equipe.

Apesar de subir para 10º, Tsunoda se viu empurrado para baixo na classificação, enquanto outros pilotos melhoravam seus tempos, o que fez o piloto da Red Bull cair para 12º. A Williams também enfrentou decepções, com Sainz e Albon saindo em 11º e 14º, respectivamente. Albon, desanimado, relatou: "Nós dificultamos as coisas para nós mesmos". Também foram eliminados Hadjar em 13º e Ocon em 15º.

Nocauteados: Sainz, Tsunoda, Hadjar, Albon, Ocon

Q3 – Verstappen vence o pelotão e conquista a pole
Após uma preparação cheia de ação, as atenções se voltaram para a disputa dos 10 primeiros em Silverstone, com as duplas Ferrari, McLaren e Mercedes acompanhadas por Verstappen, Alonso, Gasly e Bearman, embora este último tenha caído na ordem graças a uma penalidade de 10 posições no grid por uma infração de bandeira vermelha no TL3.

Com o passar das primeiras voltas, Piastri garantiu a pole position provisória com um tempo de 1min24s995, enquanto Hamilton provou ser seu concorrente mais próximo, com uma volta 0s135 atrás do australiano. A outra McLaren de Norris ficou em terceiro, com Verstappen e Leclerc logo atrás.

Com o tempo passando, chegou a hora das voltas finais decisivas. Será que Piastri conseguirá manter sua quinta posição na primeira posição do grid do ano, ou será que Hamilton adicionará uma oitava pole position recorde em Silverstone ao seu currículo – e a primeira no geral desde o Grande Prêmio da Hungria de 2023?

Piastri parecia estar melhorando, mas um erro em sua volta impediu o australiano de melhorar a volta anterior. Pilotos como Norris, Hamilton e Leclerc também não conseguiram melhorar – mas Verstappen fez uma volta sublime para garantir a pole position, com o piloto da Red Bull sendo o mais rápido graças ao seu tempo de 1m24s892.

Isso o colocou 0,103s à frente de Piastri, enquanto Norris teve que se contentar com o terceiro lugar. Russell subiu na classificação e assumiu a quarta posição, empurrando Hamilton e Leclerc para quinto e sexto, respectivamente, enquanto Antonelli ficou em sétimo, embora o italiano tenha caído três posições após receber uma punição na última corrida na Áustria.

Bearman terminou em oitavo, mas, assim como Antonelli, não manterá sua posição original devido a uma queda no grid, com o piloto da Haas perdendo 10 posições. Alonso e Gasly, por sua vez, completaram o top 10.

Citação chave

"Estava complicado lá fora com o vento", disse Verstappen. "Durante toda a classificação, o vento estava mudando um pouco, e aqui, com esses carros, eles são extremamente sensíveis a isso. Tentei melhorar durante a classificação e aquela última volta foi boa o suficiente. Esta é uma pista de verdade na classificação, onde você tem que ir a fundo em todas essas curvas, tem que estar realmente comprometido e isso é muito divertido."

O que vem a seguir

O Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2025 está marcado para começar às 15h, horário local, no domingo. Acesse o RACE HUB para descobrir como acompanhar a ação em Silverstone.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Água Fria, BA
19°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 25°
19° Sensação
1.85 km/h Vento
97% Umidade
100% (5.37mm) Chance chuva
05h56 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Terça
25° 17°
Quarta
25° 17°
Quinta
25° 17°
Sexta
26° 18°
Sábado
27° 17°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,56 +0,00%
Euro
R$ 6,50 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +2,44%
Bitcoin
R$ 720,538,31 +3,64%
Ibovespa
136,187,31 pts -0.41%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias